Conceitos básicos de People Skills e Empreendedorismo

desenho de dois vultos com um sistema de engrenagens saindo da cabeça de um para o outro, simbolizando troca de conhecimento sobre people skills e empreeendedorismo

Reuni nesse artigo diversos conceitos básicos divididos em 4 temas:

  • People Skills
  • Empreendedorismo
  • Investimentos, Finanças e Jurídico
  • Ferramentas e métricas

Espero que ajude você em sua trajetória! \o/

People Skills

People Skills

Habilidades comportamentais e socioemocionais. Alguns autores, utilizam como sinônimo de Soft Skills, enquanto outros dividem as Soft Skills entre as habilidades de “autogestão” e as “interpessoais” (“People Skills”). Nesse contexto, exemplos de habilidades de autogestão: disciplina, criatividade, autoconhecimento. Exemplos de People Skills: oratória, trabalho em equipe e negociação.

Soft Skill

Habilidades sociais e comportamentais que os indivíduos possuem. Assim como as habilidades técnicas, são passíveis de aprendizagem e aprimoramento. São exemplos de soft skills oratória, inteligência emocional, disciplina, comunicação não-violenta entre outras.

Hard Skills

É todo conjunto de habilidades técnicas que possuímos. Aprendidas ao longo da vida, são fundamentais para a execução de tarefas, operação e boa desenvoltura de qualquer profissional.

Criatividade

Capacidade que possuímos de propor ideias novas que possuem valor, associado a um contexto específico. É a capacidade de copiar, transformar e recombinar ideias. Pode ser desenvolvida e melhorada a partir de diversas técnicas e exercícios.

Ética

Conjunto de normas e regras que compõe um acordo, tácito ou não dentro de um grupo e rege o que é correto ou não de ser realizado por seus componentes. Existem diversas réguas éticas, a legislação de um país, a doutrina de uma religião, as regras do conselho federal de uma profissão entre outras. Apesar de popularmente muito explorado o tema possui enorme complexidade e é discutido a milênios pela filosofia.

Moral

Referencial individual que uma pessoa possui e que te permite diferenciar o certo e o errado. Milenarmente discutida pela filosofia, a moral de cada indivíduo costuma ser guiada pelos conjuntos de normas éticas que balizam sociedades.

Integridade

A intensidade que uma pessoa é fiel a seus princípios morais e éticos. A pessoa íntegra procura seguir seus valores a todo momento. Você pode mensurar sua integridade a partir de como o indivíduo se comporta quando ninguém está vendo ou em situações que possuía a oportunidade de trapacear.

Pensamento crítico

Capacidade individual que alguém possui em não seguir a manada e criticar o senso comum. Pensar criticamente não é ser “do contra”, mas adotar um lado por conclusões próprias, bem estruturadas e, principalmente, autênticas.

Autoconhecimento

É a capacidade que um indivíduo possui de entender sobre si mesmo. A pessoa que se autoconhece possui sentimentos como qualquer outra, mas os identifica com mais facilidade e sabe melhor como lidar e se prostrar frente a cada um deles.

Automotivação

É a capacidade que um indivíduo possui de se motivar de maneira endógena, ou seja, sem precisar de estímulos externos advindos de terceiros ou ações. Característica de extrema importância para a jornada empreendedora, permitindo ao empreendedor manter-se produtivo e engajado com o projeto.

Autoconfiança

É a capacidade que um indivíduo possui de acreditar em si mesmo, em seus valores, méritos e potencial. Para que haja autoconfiança é inicialmente necessário o autoconhecimento e após isso, constante aprimoramento pessoal, geralmente guiado por um profissional como psicólogos e psiquiatras.

Gestão de tempo

É a capacidade de cada pessoa gerir bem suas atividades e rotinas de modo que essas permitam que haja produtividade ao longo do dia. Todas as pessoas possuem as mesmas 24 horas ao longo do dia e a capacidade de gerenciar com qualidade cada minuto é o que diferenciará o eficiente do ineficiente.

Produtividade

Capacidade de entregar mais ou com maior qualidade com os mesmos recursos que os outros. Pessoas produtivas são mais atraentes para o mercado por conseguirem entregar mais resultado do que as outras. Empresas produtivas são mais competitivas e conseguem reduzir custos e aumentar lucros.

TO DO List

Técnica de organização que consiste em elencar em um plano de ação as tarefas mais imediatas de serem feitas, geralmente naquele dia. Permite que o usuário vá eliminando as tarefas feitas e pode ser encarado como uma agenda do dia.

Procrastinar

Ato de postergar uma tarefa, compromisso ou responsabilidade imediata para depois. Muito comum de ocorrer frente a atividades que pouco gostamos de realizar e grande responsável pelo mal desempenho de ações que tenham benefício no longo prazo.

Foco

É o degrau da escada da disciplina. O foco é o passo que permite que uma pessoa se mantenha no caminho que deseja sem desviar por distrações terceiras. Ato de não escolher um prazer imediato em detrimento de um prazer futuro desejado.

Concentração

Capacidade de se manter focado em uma determinada atividade ou tarefa. A concentração é imediata, ou seja, a cada segundo que passa o indivíduo é passível de perder a concentração no que está fazendo e tê-la direcionada para outra finalidade. É um dos dilemas que nossa era super conectada costuma enfrentar.

Disciplina

É a habilidade de manter determinado comportamento (geralmente benéfico no longo prazo) por prazo superior ao momentaneamente agradável e não exposto a sensações imediatistas e emocionais na busca de objetivos. Disciplina é saber dizer NÃO para as distrações, interrupções e gratificações imediatas com constância. É adiar recompensas.

Resiliência

No mundo da física, é a capacidade de voltar ao seu normal depois de sofrer pressões que poderiam ser deformadoras. Com essa ideia, uma pessoa resiliente é aquela que é capaz de suportar pressões externas. Em outras palavras, é saber receber o NÃO das pessoas e da vida e saber lidar com as frustrações. É cair e levantar. É não desistir e seguir em frente.

Antifragilidade

O antifrágil, oposto de frágil, é algo ou alguém que consegue melhorar e crescer quando está diante de uma situação inesperada, com mudanças e pressão. O conceito foi criado pelo autor Nassim Taleb. Desta forma, a cada situação inesperada que acontece, o aintifrágil sai ainda mais fortalecido.

Gestão de pessoas

É a tarefa da qual um setor ou indivíduo é responsável por gerir o capital humano de uma companhia, estimulando que as pessoas permaneçam engajadas com o propósito e motivadas a entregarem o melhor de si. Exemplos de ferramentas de gestão de pessoas: contratação, treinamento, avaliação, comunicação, delegação e sucessão.

Liderança

É o conjunto de ações desempenhadas por um indivíduo que tem como finalidade guiar, influenciar e inspirar outras pessoas.

Feedback

Devolutiva oferecida por alguém sobre algum produto, serviço ou pessoa. Bons profissionais buscam receber feedback constantemente e cobrar franqueza de quem os cerca. Não confunda feedback com crítica. O objetivo do feedback é um só: contribuir genuinamente para o desenvolvimento de quem o recebe, por isso deve ser feito com base em fatos e dados e não julgamentos, opiniões ou percepções.

Protagonismo

Muito utilizado no meio artístico para referenciar o(a) principal personagem de uma trama, o protagonismo pode ser trazido para nosso dia a dia. Indivíduos que protagonizam sua própria trajetória não ficam à mercê de acontecimentos externos, nem se permitem abalar totalmente por problemas gerais, buscando sempre superar seus próprios desafios, independentemente do ambiente que o cerca. O ideal é que todos fossem protagonistas de suas próprias vidas!

Espírito de dono

Termo muito utilizado no universo corporativo e empreendedor, faz referência à postura de trabalhadores de uma empresa que se comportam como o dono se comportaria frente às situações. Pessoas com espírito de dono costumam ter autonomia e buscar saídas para problemas sempre que necessário, ao invés de aguardarem uma aprovação, carimbo ou burocracia por parte da empresa.

Humildade

Capacidade que uma pessoa ou grupo possui de se enxergar de forma equalizada frente a outros indivíduos e grupos. Humildade não consiste em diminuir méritos, mas reconhecer as particularidades de cada um e as diferentes conquistas individuais. São exemplos de atitudes humildes: não se considerar melhor ou mais importante do que ninguém, acreditar que se pode aprender com qualquer ser humano, pedir ajuda sempre que precisar.

Planejamento

Ato de estruturar, programar e se preparar para o que vem pela frente. Arte de antever o futuro. Planejar consiste em definir o que será feito, como será feito, seus eventuais benefícios, malefícios e imprevistos. É fundamental no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Qualidade

Característica que designa a boa execução de determinada tarefa, produto ou serviço. Atributo que determina se os requisitos foram atendidos. A qualidade de uma tarefa, produto ou serviço expõe o capricho de uma pessoa ou empresa e o respeito dessa com a parte que consumirá o que foi feito.

Evolução

Geralmente utilizado como a transição de algo ou alguém de um estágio para outro melhor. Também pode representar movimentos contínuos que compõem um ciclo harmonioso.

Trabalho em Equipe

Uma equipe é um grupo limitado de pessoas, estável e interdependente, que possui um objetivo compartilhado de alcançar um resultado. Trabalho em equipe, portanto, é o ato de colaborar coletivamente neste grupo de pessoas.

Mobilização

Ato de uma pessoa ou um grupo colocar-se em ação em prol de uma causa ou objetivo.

Iniciativa

É o ato que uma empresa ou indivíduo possui de tomar as rédeas e puxar o time para algo novo. Ter iniciativa é ter coragem para dar o primeiro passo rumo a um objetivo.

Proatividade

O indivíduo proativo é aquele que busca ter a iniciativa para resolver problemas com os recursos que possui e entregar mais do que é esperado dele, sem ficar refém de processos e burocracias.

Persistência

Característica da pessoa que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem deixar-se abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas. Insistir com obstinação.

Perseverança

Característica da pessoa que acredita, insiste e não desiste de algo específico, mesmo com todas as adversidades.

Agilidade

Termo comumente utilizado para referenciar característica física, também pode ser usado para representar indivíduo que transita entre diferentes questões, problemas e setores com facilidade. Ainda, uma empresa ágil é capaz de se reformular e desbravar novas coisas sempre que necessário.

Safo

Gíria que significa que a pessoa ou empresa consegue se sair com determinada qualidade e velocidade de situações adversas. Quem é safo não se embaraça com facilidade e costuma enxergar saídas pouco usuais.

Perspicácia

Capacidade de alguém possui em aprender e raciocinar criticamente sobre um tema de forma rápida. O indivíduo perspicaz gera com velocidade maturidade sobre um assunto e reflete sobre diferentes abordagens e soluções dentro do tema.

Adaptabilidade

É a capacidade de alguém se encaixar e permanecer bem em novas situações. Num mundo volátil, é característica fundamental para um profissional manter-se atualizado e feliz.

QA

O Quociente de Adaptabilidade é um conceito que mede a capacidade de alguém se remodelar a partir de situações de costume, mas que agora mudaram para um novo cenário.

Aprender (rápido) e desaprender (quando necessário)

Habilidades fundamentais no mundo moderno, consiste na velocidade de aprender conceitos e habilidades novas e na humildade de desaprendê-los quando tornarem-se obsoletos para aprender coisas diferentes no lugar. É a base da adaptabilidade das pessoas.

Multidisciplinar

Transita entre diferentes conhecimentos e conteúdos. Diferentemente do generalista, o profissional multidisciplinar, ou multiespecialista, é alguém que consegue ser profundo e mais de 2 temais, não necessariamente correlatos.

Comprometimento

Quantidade e qualidade da responsabilidade e da energia gasta de alguém para envolver-se em determinado assunto. Pessoas comprometidas buscam se desenvolver em prol de uma causa ou projeto e estão disponíveis para eventuais complicações e enfrentamento de desafios.

Energia

Diferente da definição técnica da física, a energia que falo aqui é a garra e a disposição de alguém frente a um projeto. Tema amplamente discutido pela filosofia, recebe diferentes nomes: para Spinoza é a potência de agir, para Bergson Elã Vital, para Clovis de Barros tesão pela vida. Energia é a gasolina que você coloca em tudo que faz!

Flexibilidade

É a capacidade de se adaptar a diferentes cenários e situações adaptando-se às circunstâncias. Quanto mais flexível uma pessoa, maior sua capacidade em se reconfigurar frente às mudanças.

Mindfulness

Técnica de meditação cientificamente atestada que trabalha com o método de atenção plena e auxilia no autocontrole, disciplina e ansiedade

Burnout

É uma síndrome de caráter depressivo, que ataca física e intelectualmente profissionais de diferentes áreas com esgotamento de trabalho. É um problema sério que deveria ser mais discutido.

Comunicação

Ato ou efeito de se manifestar. A comunicação pode ser visual, auditiva ou tátil e tem como finalidade transmitir ideias entre indivíduos. É indispensável no relacionamento entre seres humanos e possui seis elementos: Emissor, Receptor, Mensagem, Contexto, Canal e Código. São exemplos de ferramentas de comunicação: palavras, tom de voz, linguagem corporal, texto, áudio, vídeo, imagem.

Oratória

Capacidade individual de se expressar verbalmente, com clareza, concisão e de forma atraente. Bons oradores são aqueles que conseguem transmitir em sua fala exatamente o que gostariam de ter transmitido, sem ruídos e interpretações distintas pelos diferentes ouvintes.

Pitch

Discurso rápido que busca apresentar uma ideia. O pitch precisa ser sucinto, direto ao ponto, fácil de entender e ousado o suficiente para despertar o interesse do ouvinte e conquistá-lo para o próximo passo que pode ser o esclarecimento de dúvidas e detalhes, agendamento de uma reunião, aprovação em processo seletivo, conquista de um cliente, prêmio ou de um investimento.

Storytelling

Estrutura de um discurso, pitch, apresentação ou qualquer outra exposição de ideias que compreende apresentar ao ouvinte uma fala com início, meio e fim claros. Uma possível estrutura de storytelling costuma iniciar com um problema e terminar com um sonho grande e é responsável pela atenção e parte da empatia que as pessoas criarão com o que é exposto. Arte de contar histórias.

Escutatória

Neologismo criado por Rubem Alves. É a capacidade individual de escutar com atenção e refletir sobre o que está sendo falado. Estar presente em corpo e pensamentos. A escutatória reflete a capacidade de empatia de cada um. Pode ser desenvolvida e aprimorada por todos, mas ainda é um tema muito pouco explorado.

Vulnerabilidade

Quando pensamos em vulnerabilidade, possivelmente surgem situações associadas à fragilidade, à fraqueza ou a algo que deveria ser fortemente evitado, pois quando nos colocamos em situações vulneráveis, associamos tal estado a emoções que queremos evitar como o medo, a vergonha e a incerteza. No entanto, existem pesquisas muito interessantes que nos mostram outro lado dessa característica e do poder e impacto que criamos em nossas vidas quando permitimos a expressão da vulnerabilidade. Neste contexto, significa a disposição de se expor, de se expressar de uma forma autêntica e franca, de fazer coisas sem garantia, de ter coragem para correr riscos. Quando as pessoas se desarmam e se arriscam a tirar a armadura que as protegem, podem abrir-se também às experiências que trazem conexão, empatia, propósito e significado às suas vidas.

Sensibilidade

Refere-se à percepção aguçada ou receptividade a respeito de algo, como por exemplo as emoções de um outro indivíduo. Fundamental em épocas de crise para a prática de empatia.

CNV – Comunicação Não Violenta

É falar sem machucar e sem engolir sapo, é ouvir sem se ofender. É um caminho para cocriar um ponto com o outro, mesmo durante uma briga. É enxergar além do comportamento do outro e decifrar o que te irrita nele… É ver o que existe no outro em comum, se conectar e resolver conflitos. É um caminho de autoconhecimento, um paraquedas de autoconsciência. O principal autor sobre o tema é Marshall Rosenberg.

Empatia

É a habilidade de se colocar no lugar do outro, com a cabeça/olhos/coração do outro. É tratar os outros como os outros querem ser tratados. Empatia é criar espaço, abrir portas e conectar-se com o outro.

Diversidade

Variedade, pluralidade, diferença. É a reunião de pessoas que apresentam múltiplos aspectos e características que se diferenciam entre si. Exemplos: gênero, idade, estado civil, escolaridade, etnia, geografia, orientação sexual, deficiência física, religião…

Inclusão

Estágio posterior à diversidade. Ambientes inclusos permitem não só a entrada e permanência de indivíduos diferentes com sua participação e voz ativa, estimulando-os constantemente para tal.

Segurança psicológica

É a habilidade de um time ou indivíduo de se manter seguro frente aos desafios e relacionamentos interpessoais. É a capacidade das pessoas poderem tomar riscos em equipe sem se sentirem inseguros ou constrangidos. Equipes psicologicamente seguras entregam mais resultados do que outros tipos de equipe, conforme pesquisa do Google.

Autenticidade

Característica que a pessoa demonstra ser verdadeira, sincera, pertinente e honesta consigo mesma e com os demais. A autenticidade é a natureza daquilo que é real e genuíno. No mundo dos negócios, significa que a pessoa pode ser ela mesma, não havendo necessidade de interpretar papéis que discorda no teatro corporativo.

Negociação

Nome dado ao processo que leva (ou não) a um acordo entre diferentes partes. Fundamental na vida, negociar é atividade cotidiana: negociamos preços, escopo, cronograma, salários, funções, dentre tantas outras coisas. Para a negociação do mundo dos negócios existem diversas técnicas e ferramentas que permitem aumentar a capacidade de performance do indivíduo.

Persuasão

Capacidade de um indivíduo convencer terceiros. Pessoas persuasivas, além de transmitirem com qualidade o que pretendem, conseguem despertar interesse na outra parte e geralmente fazem com que ela faça o que gostaria que ela fizesse.

Carisma

Característica individual que faz de alguém atraente. A pessoa carismática gera bem-estar inconsciente em quem convive com ela e possui forte capacidade de convencimento, advinda de sua recorrente boa comunicação e simpatia.

Influência

Algo dito ou feito por alguém que impacta no comportamento e decisões de outras pessoas. A pessoa se torna influente por alguma prova social, autoridade ou conquista que obteve e passa a inspirar terceiros.

Relacionamento interpessoal

Capacidade de coabitar em grupo. Ato de manter-se com bom convívio social.

Status quo

É empregado para representar o estado em que algo se encontra atualmente. Expressão de origem latina, é utilizada no ambiente de negócios e diplomático.

Dropout

Num português nada romântico, quer dizer “cair fora” e é utilizado no universo empreendedor para explicar casos como de Mark Zuckerberg e Steve Jobs, que abandonaram a vida acadêmica para focarem em seus negócios.

Workaholic

Pode ser traduzido como “viciado em trabalho”, aquela pessoa que tem como perfil trabalhar muito. Pode ser interpretado como um desequilíbrio entre o trabalho e as demais esferas de sua vida ou pode ser aderido com consciência, caracterizando pessoas que não deixam a “peteca cair” e estão sempre prontos para lidar com os desafios que surgirem.

Empreendedorismo

Empreendedorismo

É uma atitude de vida! É aplicar os seus recursos mais preciosos (sua saúde, seu tempo, sua energia, seu conhecimento, sua rede de contatos) a favor de um propósito e em busca de um sonho! É ser um agente de mudança da sociedade e deixar um legado para nossos filhos e netos! Você pode empreender fundando uma nova empresa, dentro de uma corporação, na gestão pública, no terceiro setor, como profissional liberal e, principalmente, na sua própria vida!

Intraempreendedorismo

É uma pessoa que empreende dentro de uma empresa que ela não fundou. Ter atitude empreendedora em seu trabalho, inovar, criar negócios, implementar novos projetos e reestruturar processos são exemplos de missões dos intraempreendedores.

Startup

“Organização temporária, jovem, geralmente ligada à tecnologia, em busca de um modelo de negócios escalável” – Steve Blank

Proposta de valor

Todos os atributos intangíveis que são oferecidos e entregues ao seu cliente quando este consome seu produto ou serviço. Ex: O Uber entrega praticidade na mobilidade urbana. A Ferrari entrega status. O Nubank entrega uma experiência no atendimento ao cliente.

Product-Market Fit

O Product-Market Fit (PMF), em português Encaixe Produto-Mercado, é um termo criado pelo Marc Andreessen e popularizado pelo Steve Blank e representa o momento em que a startup validou as hipóteses de que seu modelo de negócios e seu produto ou serviço satisfazem as necessidades do mercado que está inserido e está pronto para começar a escalar.

Problem-Solution Fit

O Problem-Solution Fit (PSF), em português Encaixe Problema-Solução, é um termo criado pelo Steve Blank e representa o momento em que a startup validou as hipóteses iniciais do negócio e pode afirmar que a solução criada (produtos e serviços) resolve os problemas (dores e necessidades) de segmentos de clientes (quem tem os problemas).

Design Thinking

É uma metodologia para elaboração, validação e implantação de novas ideias e projetos. Muito comum de ser utilizado por empreendedores, é uma ferramenta fundamental para quem busca tirar um negócio do papel.

Lean Canvas

Ferramenta criada por Ash Maurya, adaptada do BMG Canvas com maior ênfase em hipóteses que precisam ser validadas mais cedo na vida de uma startup, relacionadas ao encaixe cliente-problema-solução.

BMG Canvas

O “Quadro de Modelos de Negócios” é uma ferramenta utilizada no universo empreendedor para planejar e estruturar projetos novos e existentes. Mapa visual, que auxilia o empreendedor a organizar suas hipóteses entre nove diferentes blocos.

Protótipo

Modelo experimental de uma ideia, produzido rapidamente e sem gastar muito com o objetivo de validar hipóteses, testar conceitos, entender usabilidade, melhorar funcionalidades. As hipóteses podem ser validadas ou não.

MVP

O Produto Mínimo Viável é um conceito que nasceu do livro Startup Enxuta, de Eric Ries e explora a importância de um protótipo que simule o produto real e possa ser testado com os clientes potenciais sem demorar um período muito longo para sair do papel nem gerar custos excessivos para a empresa.

Pivotar

Do verbo em inglês to pivot (girar), o termo é utilizado no universo empreendedor para caracterizar quando alguém faz uma mudança relevante em algum componente do modelo de seu negócio, por exemplo atacando problema ou nicho diferente do original.

Nicho de mercado

Dentre todo o mercado consumidor, é a parcela que seu produto atende ou irá atender. É fundamental que seja bem definido para possibilitar estratégias que foquem em quem de fato irá consumir o que você produz.

Persona

Sujeito fictício altamente detalhado, que advindo de insights e pesquisas prévias, representa o cliente ideal de uma empresa ou produto. A persona costuma servir de inspiração para adaptações e criação de novos produtos e mesmo sendo um exercício de abstração, é fundamental para identificação do público-alvo de um negócio. Deve-se levar em consideração aspectos demográficos, socioeconômicos e comportamentais na definição da Persona.

Venda

A necessidade de todo empreendedor. Vender é o ato de convencer alguém a pagar, com dinheiro ou produtos e serviços, pelo que você oferta. Um produto só tem a prova social necessária quando vende.

Oceano Azul

Conceito criado no livro de Kim e Mauborgne que leva seu nome, representa um mercado inexplorado por empresas e que pode ser desbravado por alguém. Como qualquer ambiente novo, um oceano azul contém desafios únicos e, se vencidos, benefícios únicos colhidos por quem se aventurou neste novo mercado. Em oposição, existe o Oceano Vermelho, sangrento, onde já existe muita concorrência.

Coworking

Ambiente de trabalho coletivo. Geralmente integram diferentes empresas que se beneficiam das externalidades positivas da exposição a outras pessoas e empresas. Apesar de possuir mais força em grandes centros, ganha tração também em locais mais afastados devido aos benefícios do networking e possibilidade de divisão de custos entre empresas.

AI (Artificial Intelligence)

A inteligência artificial é uma modalidade de tecnologia onde softwares tem capacidade para aprender, desaprender e construir raciocínios originais independentes do que foram programados previamente. Pode ser utilizada em todas as áreas e um exemplo de sucesso dessa é o case de dois robôs criados pelo Facebook que desenvolveram um idioma próprio para se comunicarem entre si.

Machine Learning

Softwares que têm a capacidade de aprimorarem suas atividades aprendendo com identificação de padrões, erros ou com a experiência dos usuários.

Obsolescência programada

Moralmente discutível, é a prática por parte do mercado de introduzir produtos com “prazo de validade” forçado. Muito comum em hardwares, que param de receber atualizações após determinado período.

Player

No mundo corporativo, representa uma companhia que exerce atividade dentro de um determinado mercado. Ex: Americanas.com e Magazine Luiza são players do mercado de e-commerce brasileiro.

CEO

DO inglês Chief Executive Officer, é quem ocupa o cargo mais alto dentro de hierarquia organizacional. É o gestor  número 1, responsável pela execução da companhia.

Incubadora

A incubadora de empresas é uma empresa ou projeto que auxilia pequenas e microempresas em seus primeiros passos, fornecendo estrutura física e intelectual para o desenvolvimento e estruturação de produto, finanças, gestão de pessoas, marketing e afins.

Aceleradora

É uma organização criada com o objetivo de ajudar negócios em fase inicial a crescerem.

Hub de Inovação

É um ambiente de conexão e colaboração entre startups, scaleups, corporações, aceleradoras e academia.

Indústria 4.0

Também chamada de 4ª revolução industrial é a aplicação de tecnologia digital no mundo dos negócios, geralmente associada a inteligência artificial, robótica, computação em nuvem ou internet das coisas.

E-commerce

Comércio eletrônico é o conjunto de transações comerciais feitas especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.

Marketplace

O marketplace é uma plataforma que conecta vendedores de produto ou serviços a compradores. Exemplos: Mercado Livre e Americanas.com.

Investimentos, Finanças e Jurídico

MEI

Sigla de MicroEmpreendedor Individual. Representa a primeira categoria dentre as modalidades de pessoa jurídica. O MEI pode contratar apenas um funcionário com remuneração de um salário mínimo e seu faturamento anual máximo em 2020 deve ser de R$ 81 mil. Escritórios de contabilidade tem a obrigação legal de abrir MEI para quem solicitar de forma gratuita.

PMEs

Pequenas e médias empresas. No Brasil, o faturamento dessa categoria deve estar entre R$ 81 mil e R$ 4,8 milhões por ano (em 2020) e suas particularidades tributárias mudam de acordo com o tamanho, área de atuação e localização.

NDA

Sigla para Non-Disclosure Agreeement, em português, Acordo de Confidencialidade. É um contrato estabelecido entre duas diferentes partes de uma negociação ou relação e que tem como principal intuito proteger ambas as partes da divulgação e uso indevido de informações confidenciais e exclusivas.

Educação financeira

Conhecimento e cultura que as pessoas possuem sobre finanças, desde a capacidade de gerir o próprio dinheiro, identificar seus ativos financeiros até a robustez de conhecimento em investimentos. É de fundamental importância para a administração das finanças pessoais e principalmente pelo entendimento da cultura de não trabalhar por dinheiro, mas permitir que ele trabalhe por você.

Valuation

Pode ser traduzido como “valoração de empresas”, ou seja, é a técnica de análise para precificação de um determinado ativo financeiro ou real. Muito utilizado no universo empreendedor na captação de investimentos em troca de percentual do negócio (equity).

Smart Money

É o investimento de capital num negócio que vem acompanhado de mentoria e rede de contatos por parte do investidor. Apesar de mais comum em rodadas de investimento menores, também pode acontecer em investimentos maiores.

Investidor Anjo

É o investidor que topa aplicar dinheiro e energia numa startup em estágio inicial. Costumam investir pouco dinheiro e muita mentoria, auxiliando o empreendedor no início de sua trajetória.

Seed Capital

O Capital Semente é aquele que é investido no início de uma empresa por um fundo ou investidor anjo. Apesar de não haver valor específico, costuma variar entre R$ 200 mil e R$ 2 mi.

Venture Capital

Modalidade de investimentos em empresas que aportam capital e energia em empresas em estágio pequeno/intermediário. Muito comum no meio tech, cada vez mais fundos ao redor do Brasil ganham força nesse modelo de investimento.

Private Equity

Modalidade de investimentos em empresas já estabelecidas que precisam de grande quantidade de capital para expansão. Apesar de não possuir valor fixo, costuma tratar com aportes mínimos de R$ 50 mi até valores bilionários.

Tesouro Direto

Implementado no Brasil em 2002 pelo Banco Central, é um investimento de renda fixa disponível para qualquer porte de investidor, que empresta dinheiro ao governo, que assegura seu pagamento mais uma taxa pré ou pós estabelecida, geralmente balizada pela taxa básica de juros da economia ou taxa de inflação do período. Apesar de renda fixa, possui alguns riscos baixos que devem ser levados em consideração pelo investidor.

Fundo imobiliário

Fundos de investimentos que captam dinheiro no mercado entre investidores físicos e jurídicos para alocarem em imóveis. Esses fundos costumam pagar rendimentos mensais advindos dos aluguéis dos imóveis que possui.

Fundo de ações

Fundos de investimentos que captam dinheiro no mercado entre investidores físicos e jurídicos para alocarem em bolsa de valores, nacionais e internacionais. Costumam possuir grupo de especialistas dedicados à boa performance e cobrar taxa fixa dos investidores além de um percentual previamente acordado do que for ganho com o capital investido.

IPO

A Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial) é o momento em que uma empresa abre seu capital para ser negociado na bolsa de valores, fincando com ações disponíveis para serem compradas pelo público.

Unicórnio

No universo empreendedor, é uma empresa que possui valor de mercado igual ou superior a US$ 1 bi. Esse valor só pode ser mensurado quando ela capta investimento e/ou abre capital na bolsa.

S&P 500

Abreviação de Standard and Poor’s 500, é um índice dos mais importantes ativos listados nas bolsas NYSE ou NASDAQ, qualificados de acordo com o seu tamanho, liquidez e representatividade de mercado.

B2B

Do inglês business to business (empresa para empresa), retrata, no universo dos negócios, empresas ou produtos focados em outras empresas

B2C

Do inglês business to consumer (empresa para consumidor), retrata, no universo dos negócios, empresas ou produtos focados no consumidor final, como você e eu.

Ferramentas e métricas

KPI

Da sigla Key Performance Indicator. Um indicador-chave de desempenho é uma métrica utilizada para identificação da qualidade de projetos, processos e/ou empresas.

Lead

A tradução para o português seria “pista”, significando que é um indício de que aquela pessoa ou empresa pode vir a se tornar seu cliente. Este termo é muito utilizado em vendas e em marketing digital. Esse lead pode ser capturado de diversas formas e o passo seguinte seria a qualificação dele para que seja verificado se ele pode vir a ser um potencial cliente (prospect). Leads qualificados costumam ser responsáveis por um bom volume de adesão a produtos e serviços e, consequentemente, de vendas.

Landing Page

Página em um site, blog ou app responsável por apresentar uma ideia, conteúdo, produto ou serviço com o objetivo de convencer o usuário a consumi-lo ou contratá-lo. A palavra-chave é conversão e existem diversas técnicas de aprimoramento de landing pages que estimulam a conversão dos usuários.

Ads

Na internet hoje, as duas principais plataformas de Ads são o Facebook Ads (que inclui Instagram e Facebook) e o Google Ads (que inclui Youtube, buscador Google e demais produtos da família Google). É a principal ferramenta de receita da empresa Facebook e da empresa Google e consiste em plataformas de publicidade dentro dos produtos, onde empresas e empreendedores podem publicar, administrar e analisar métricas de performance de seus anúncios digitais, sites e campanhas.

CAC

O custo de aquisição de cliente é o quanto a empresa, produto ou serviço precisa gastar para conquistar novos usuários. É uma métrica fundamental para entender a lucratividade do negócio e estimular medidas de fidelização de cliente, que costumam ser mais baratas do que de aquisição.

Churn

A taxa de rotatividade de clientes é uma métrica utilizada por empresas que identifica qual a entrada e saída de usuários de sua base, ou seja, independentemente de sua base de clientes crescer ou diminuir, quantos desses são novos e quantos antigos. Empresas com churn alto costumam oferecer pós-venda ruim ou produtos de baixa qualidade.

LTV (Lifetime Value)

O Lifetime Value é o valor futuro que poderá ser obtido com cada cliente. Métrica muito utilizada em empresas, principalmente no intuito de identificar a receita passível de ser obtida por cliente frente ao seu custo de aquisição.

MRR (Monthly Recurring Revenue)

A receita recorrente mensal é a parcela de faturamento de uma empresa que o cliente paga todo mês, em oposição, àquela que advém de vendas pontuais. Exemplos de serviços com receita recorrente: streaming, softwares, periódicos. É uma ótima métrica para permitir o aumento de custos recorrentes e costuma dar base para escalar o faturamento de uma empresa.

Ganho marginal

Conceito que nasce na escola marginalista de economia. Consiste na receita ou lucro gerado por um produto serviço na venda de mais uma unidade. Por exemplo, o custo fixo de uma empresa faz com que as primeiras unidades vendidas de seu produto tenham seu lucro bruto voltado para custeá-lo, mas as unidades após isso passam a deixar seu lucro bruto disponível para outro fim.

Royalties

Percentual pago por uma empresa para uma determinada finalidade em função de seu faturamento ou lucro. Muito comum no mercado de franquias, representa a taxa que os franqueados pagam a franqueadores por utilizar sua infraestrutura e marca.

NPS

Sigla do inglês Net Promoter Score, criada por Fred Heicheld, é uma métrica de satisfação do cliente que parte de uma pergunta simples “De 0 a 10, qual a chance de você indicar tal produto ou serviço para alguém?” e identifica qual o posicionamento de  uma marca entre seus consumidores, identificando se esses serão divulgadores, detratores ou neutros ao que consumiram.

Ticket Médio

É o valor médio, independentemente da quantidade de itens consumidos, que um cliente compra em seu negócio. Costuma ser calculado dividindo a receita bruta da empresa pelo seu número de clientes.

Mentor

É uma pessoa mais experiente que você e que topou te orientar em seu caminho, compartilhando conhecimentos e habilidades que você gostaria de desenvolver para superar seus desafios.

Coaching

Forma de desenvolvimento pessoal guiado por um profissional qualificado neste método. Coachs não são necessariamente psicólogos ou psiquiatras ou mentores. Ficou com uma “fama” ruim no mercado devido ao aparecimento de alguns charlatões que denegriram o nome “coaching”, porém é um ótimo método, se conduzido por um profissional sério e especializado.

nv-author-image

5 comentários em “Conceitos básicos de People Skills e Empreendedorismo”

  1. Pingback: O "chamado" do Empreendedorismo: mentoria gratuita com grandes líderes - @vabo23

  2. Pingback: 5 erros que cometi no Empreendedorismo - e o que aprendi com eles

  3. Pingback: Conceitos básicos de People Skills e Empreendedorismo - Tetrix

  4. Pingback: Dicas de oratória: como liderar e perder o medo de falar em público

  5. Pingback: Q&A: Bernardinho e Vabo respondem dúvidas sobre Liderança!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.