Educação em foco: empreendedorismo e crise educacional

  • por
educacao-em-foco-empreendedorismo

Se eu precisasse me definir em uma frase, certamente ela seria: “aquele que é inconformado com o sistema educacional brasileiro”.

Na minha opinião, enfrentamos atualmente um grande problema: uma crise master na educação básica do Brasil, que só pode ser resolvida com a melhoria do processo de aprendizagem.

No RODA VIVA do Jordão, eu e uma turma conversamos sobre esse e outros temas essenciais para o desenvolvimento do nosso país. A seguir, separei alguns dos principais pontos, mas você pode conferir o vídeo na íntegra ao fim do texto!

Que mudanças precisamos fazer na Educação?

Para começar, é preciso que profissionais sejam “reprogramados”. Não entendeu? Eu te explico:

Muitos professores ensinam na sala de aula, o que eles aprenderam apenas na teoria. Paulo Freire disse certa vez, nessa perspectiva, que a teoria não dita a prática; todavia, é um veículo para manter esse vetor ao nosso alcance de forma a intermediar e conhecer de maneira crítica o tipo de ação necessária em um ambiente específico.

Assim, é fundamental que exista maior conexão entre o aprendizado e a prática, pois só assim o ensino será mais eficiente. Maiores investimentos em profissionais com posturas diferentes diante do alunato também é um ponto fundamental diante desse cenário.

É urgente que tenhamos menos professores detentores de todo o conhecimento expositivo unilateral, e mais profissionais colaborativos, que coloquem o aluno no foco do aprendizado.

A sala de aula precisa ser um ambiente de aplicação de conhecimento, uma simulação da vida real— não mais repetição de conceitos prontos — e, nas condições anteriores, é natural que essa lógica aconteça.

Pensando nisso, ao lado de parceiros que têm os mesmos valores que eu, faço parte de dois projetos que primam por essa missão: o @alemdafacul e a @link_sb

Procurando quebrar o paradigma atual da educação brasileira, a Link propõe um novo conceito em que os alunos assumam um papel ativo em seu aprendizado. Trata-se de uma faculdade de administração de empresas focada 100% em empreendedorismo.

Empreendedorismo e People Skills na Educação

Muitas pessoas entendem que empreendedores são apenas grande empresários, mas isso não é verdade: empreender é uma atitude de vida! É aplicar os seus recursos mais preciosos (sua saúde, seu tempo, sua energia, seu conhecimento, sua rede de contatos) a favor de um propósito e em busca de um sonho.

Você pode empreender fundando uma nova empresa, dentro de uma corporação, na gestão pública, no terceiro setor, como profissional liberal e, principalmente, na sua própria vida!

Dessa forma, preceitos de empreendedorismo e de protagonismo e liderança deveriam estar na educação de base, pois assim formaríamos profissionais mais capacitados e cientes de quem são e de onde querem estar.

É importante lembrar que, nesse panorama, people skills como oratória, inteligência emocional, disciplina e comunicação não-violenta são passíveis de aprendizagem e aprimoramento, logo, você pode desenvolver qualquer uma.

Aliás, eu e minha parceira na Link School of Business, Caroline Garrafa, lançamos um guia sobre Como Desenvolver suas People Skills. Baixe gratuitamente aqui!

A revisão da grade curricular

É possível encontrar, ainda, muitas disciplinas técnicas e teóricas nas grades curriculares das escolas, cujo grau de profundidade é muito elevado.

Diante disso, é complicado medir com excelência o conhecimento de alguém que é um exímio escritor, por exemplo, e possui foco, disciplina e outras people skills que o fariam um ótimo funcionário, através uma prova de cálculo extremamente aprofundada, quando ele não gosta de cálculo.

É preciso admitir que existe um problema e saber que sua resolução é complexa por inúmeras razões. Uma delas é que mudar o status quo não corresponde à vontade de grupos corporativos. 

Frente a essa crise, todos nós somos responsáveis em procurar soluções para mudar o quadro que vivenciamos.

Espero que você tenha gostado do texto e que reflita sobre os pontos levantados aqui.

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM.

O debate completo você pode conferir dando play no vídeo abaixo!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.