Por que fazer um curso de oratória e desenvolver suas People Skills

  • por
curso-de-oratoria-people-skills

Você já teve que fazer uma apresentação em público e ficou com o coração acelerado e o estômago embrulhando?

Acho muito curioso, nesse contexto, que sempre que pergunto nos meus stories ou em algum debate do qual participo sobre as disciplinas que as pessoas gostariam de ter aprendido na escola e faculdade, a maioria delas me responde com itens relacionados a essas capacidades socioemocionais, como oratória, disciplina e concentração.

E, especificamente sobre oratória, que é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com algum objetivo, sempre costumo fazer aos meus alunos uma pergunta clássica, no início das minhas aulas, que é: “algum de vocês já precisou falar em público?” 

A resposta costuma ser unânime: sim. É comum passar por essas situações no trabalho, no estágio, durante reuniões de família, na faculdade.

Entretanto, já reparou que quase ninguém se prepara devidamente para esses momentos?

A oratória já faz parte das nossas vidas. Nós só precisamos aprender a lidar com ela

Muitas pessoas têm verdadeiro pânico de falar em público.

Segundo um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times”, o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e própria morte.

Mas, ainda que pareça difícil e paralisador, não se esqueça que as People Skills podem ser desenvolvidas e isso depende, em primeira instância, do seu esforço e vontade de ser melhor a cada dia.

Por que fazer um curso de oratória

Pensando nisso, com intuito de contribuir para a mudança dessa realidade, decidi reunir um compilado de aprendizados, técnicas, exercícios, referências e materiais em um curso que permita que, independente da sua situação, você consiga se estruturar e, associado à prática, tenha uma boa oratória.

O curso de oratória é 100% online e prático, com lives, feedbacks e mais uma série de benefícios.

Além disso, temos um módulo especial para Escutatória, pois, como disse Rubens Alves, todos querem e entendem a importância de falar, mas são poucos os que param para aprender a ouvir.

Afinal, para ter uma boa oratória, é interessante saber falar de maneira que a outra pessoa entenda e, para isso, é necessário saber escutar o outro, fazer perguntas e observar.

Para quem o curso de oratória é indicado?

O curso, em paralelo a isso, é dedicado a todos os públicos— pessoas que nunca tenham falado em público, pessoas que tenham medo de falar em público e as que já falam bem e desejem melhorar.

O único requisito é a vontade de se desenvolver e a prática: não adianta apenas assistir ao curso e não falar em público, você precisa praticar!

Como as People Skills podem transformar sua vida

Thomas Edward Patrick “Tom” Brady, Jr. é um jogador de futebol americano que atua como quarterback pelo Tampa Bay Buccaneers na National Football League e é considerado um dos melhores jogadores da sua época.

Todavia, quando estava no início de sua trajetória, ele quase não foi selecionado para jogar em um grande clube.

Quando estudiosos tentaram entender os motivos pelos quais isso havia acontecido, chegaram à conclusão que a avaliação do atleta aconteceu de fora para dentro, isto é, apenas suas características adquiridas, ou técnicas, como capacidade de correr e de arremessar, foram levadas em conta.

Porém, a história mostrou que ninguém treinou mais do que ele, ninguém possuía uma inteligência emocional tão boa quanto a dele e não existiu quem reagisse melhor à pressão e organizasse melhor o time do que ele.

Então, o que diferenciou o Tom Brady foram suas People Skills e não só as Hard Skills, muito embora essas características sejam igualmente importantes.

Assim como esse gigante do esporte mundial, todos nós somos capazes de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades que temos a intenção de melhorar.

Portanto, arregace as mangas e decida por você!

 

Gostou deste artigo? Compartilha com alguém que você acha que vai curtir também. No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre People Skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM, não se esquece de me contar aqui nos comentários e lá no instagram o que achou do artigo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.