Conhecimentos essenciais para todo empreendedor: dicas e conselhos

  • por
conhecimentos-essenciais-empreendedor

Em Julho, participei de uma live no @worc.digital e conversei com o Alex Apter, fundador e CEO da Worc.

Falamos sobre temas essenciais para todos aqueles que empreendem e desejam empreender um dia e compartilhamos dicas para quem está querendo se aventurar pelo mundo do empreendedorismo!

Agora, você pode conferir por aqui os principais pontos da conversa e também a live completa no final do artigo 🙂

Vamos lá?

Errar na trajetória empreendedora é humano

O primeiro conceito que precisa ser entendido é sobre os erros.

Se você esperava que empreender seria uma tarefa tranquila e que você iria tirar de letra, sinto informar que… Não. E acredite, isso é bom!

Existe uma grande cultura que massacra e é intolerante ao erro, principalmente no sistema educacional de base, que treina os cidadãos a não errarem; caso aconteça, serão punidos, reprovados e isso vai definir o grau de inteligência de cada um (em teoria).

Acontece que, conforme vamos amadurecendo, entendemos que não é assim. Estamos sempre sujeitos ao erro, justamente porque estamos sempre aprendendo algo novo. 

Por isso, a trajetória empreendedora não deixa de ser também uma constante de aprendizado, com tentativas, erros e acertos.

O maior conselho que posso te dar sobre isso é: erre rápido e aprenda rápido. É muito bom quando identificamos os erros logo no início, pois fica um pouco mais fácil de consertar.

Mas é preciso também evitar errar à toa. Por isso, estude bastante e não se esqueça de equilibrar a teoria com a prática. É no campo das ações que identificamos as falhas e temos a oportunidade de corrigi-las. 

Não é possível empreender sozinho

Você pode achar que aqueles grandes empreendedores de sucesso, que aparecem sozinhos nos noticiários e redes sociais, construíram suas carreiras sem qualquer ajuda. E você pode até ter planejado fazer “igual”, iniciando sua trajetória sem ninguém. 

Gostaria de avisar que essas pessoas não cresceram sozinhas.  O processo de empreender exige contato com diversas pessoas, construção de equipe, validação de ideias e, portanto, é impossível fazer isso sem estar acompanhado.

E, novamente, posso te tranquilizar dizendo que isso é bom!

O principal ativo que um líder empreendedor possui são as pessoas que estão ao seu lado, trabalhando pelo mesmo propósito.

Por isso, digo que o melhor negócio do mundo é construir o melhor time, não o melhor produto.

Fazendo uma reflexão, suponha que você quer ser um empreendedor de grande sucesso, mas não invista na sua equipe. Ao empreender, você estará lidando com concorrentes, então é preciso inovar constantemente.

Se você abaixar o preço do seu produto, o concorrente poderá te copiar rápido. Mas se você tiver bons funcionários, um time bem treinado e alinhado com a cultura organizacional, dificilmente outra empresa conseguirá copiar sua gestão estratégica. 😉

Os 4 pontos fundamentais do líder empreendedor

Podemos resumir as funções de um empreendedor diante da sua equipe em 4 pontos fundamentais: atrair, engajar, desenvolver e inspirar.

É preciso liderar pelo exemplo, então nada melhor do que ser o primeiro a fazer as coisas da maneira correta e guiar para que outras pessoas façam o mesmo, cada vez melhor.

Ao comentar sobre minha trajetória como empreendedor Endeavor, o Alex me perguntou quando eu e minha equipe percebemos que a cultura e o time eram mais importantes. Respondi com referência ao relato de Charles Darwin sobre a Teoria da Evolução: ele descobriu a teoria um ano depois de ter escrito todas as informações em seu caderno.

Ou seja, muitas vezes as informações estão bem na nossa frente, mas somente ao longo do tempo vamos entendendo por completo o que elas querem dizer.

As soluções para um empreendedor nem sempre virão de fora. Pode ser que, ao observar o que você já tem feito e rever suas estratégias, você se depare com uma excelente descoberta!

Aprender e ensinar são a constante de todo empreendedor

O empreendedor precisa estudar e se especializar continuamente. Não só através de cursos e leituras, mas também na prática. Quando ele convive com a equipe, grandes oportunidades de aprendizado surgem constantemente.

Ele precisa ser também aquele que ensina. Já comentei da importância de liderar pelo exemplo: o empreendedor deve estar disposto a ensinar pela forma como lida com as circunstâncias e também por meio dos conceitos e concessão de ferramentas para que sua equipe possa evoluir.

A educação se dá pela repetição. Quanto mais você repete algo para seu time, a compreensão se torna mais fácil e a prática frequente levará ao aperfeiçoamento.

Um conselho fundamental para levar a equipe à alta performance é adequá-la à cultura organizacional e orientá-la a bater metas, gerar resultados.

Se uma pessoa for adequada à cultura, mas não entregar resultados e não buscar melhorar, de nada adiantará. O inverso também é verdadeiro> aqueles que entregam resultados, mas não estão alinhados com a cultura, dificilmente vão contribuir para o seu negócio.

Sobre o cuidado com o ego

Há uma parcela considerável daqueles que ocupam cargos de liderança em empresas e demonstram resistência em preparar e treinar suas equipes por temerem perder seus colaboradores para a concorrência.

Porém, fica a pergunta: se o líder não treinar e eles permanecerem na empresa? A concorrência ainda estará ganhando, por ser mais qualificada. Nesse sentido, é melhor capacitar a equipe.

Por isso, prego sempre que a prioridade absoluta do líder deve ser treinar, dar feedbacks e desenvolver o seu time. A cultura do feedback não deve ser temida, pois seu único objetivo é desenvolver pessoas.

Através do feedback aprendemos a lidar com fatos e dados para então deixar de lado os julgamentos e opiniões. Ele estimula a análise crítica respeitosa para com a equipe e consigo mesmo.

Como dizia Sócrates, “eu não posso ensinar nada a ninguém, só posso fazer pensar”.

Para que a cultura do feedback, treinamentos e aprendizado constante dê certo, é aconselhável que estas atitudes venham da liderança e em seguida estimulem os liderados. Por consequência de tais práticas, os resultados entregues serão os esperados ou superiores.

Pré-requisito básico do empreendedor

O ponto de partida deve ser um problema. 

É necessário pensar em qual problema você quer resolver e apaixonar-se por ele. Muitos erram ao se encantarem pela solução e não pelo problema.

A investigação e aprofundamento no problema de forma intensa geralmente revelam ao empreendedor que a solução inicial pode ser aperfeiçoada ou alterada. 

E, nesse sentido, muito recomendado que aquele que tem desejo de empreender encontre alguém para ser seu sócio, alguém igualmente apaixonado pelo problema. 

Essa pessoa deve ser complementar em relação às habilidades técnicas, mas é importante que seja semelhante nos princípios e valores, pois isso, aliado à paixão pelo desafio, é o que fará com que vocês prosperem.

Resiliência ou antifragilidade?

Você já ouviu falar em empresas unicórnios? São aquelas startups com alto valor de mercado, superior a U$$ 1 bilhão. Mas este nome já está um pouco ultrapassado para a nossa realidade.

No momento em que escrevo este artigo, estamos no meio da pandemia do coronavírus e mais do que nunca precisamos de empresas resistentes à crise. Por isso, um novo nome que está em alta são as “Empresas Camelo”.

Este nome faz referência ao animal que consegue se adaptar a múltiplos climas, sobreviver sem comida e água por meses e, na hora certa, tem a capacidade de correr rapidamente por períodos relevantes de tempo.

O período atual exige das empresas mais do que a resiliência por si só. É preciso que elas se tornem antifrágeis.

Enquanto resiliência consiste na capacidade de resistir aos obstáculos, receber “nãos” e não desistir, mas sem previsão de conseguir se manter no mercado, a antifragilidade permite que a empresa, além de seguir em frente, se torne mais forte, desenvolva a sua “casca grossa” e saia melhor das crises. 

E aí, animado para empreender e transformar a realidade do nosso país?

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral 🙂

Segue lá e me manda seus desafios por DM que tentarei te ajudar!

Quer conferir a live completa com o Alex Apter? É só dar play abaixo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.