People Skills: você precisa focar nisso hoje!

  • por
people-skills-voce-deve-focar

Tive a honra de conversar com o Natanzinho do Podcast Papo de Balcão sobre a aplicação do conceito de People Skills: habilidades interpessoais cada vez mais importantes para alcançar os seus objetivos. Também rolaram dicas para a sua carreira e vida pessoal.

Você pode conferir os pontos altos do nosso papo no texto abaixo.

O que são People Skills e qual a sua importância?

People Skills são as habilidades sociais e comportamentais que todos os indivíduos possuem. Assim como as habilidades técnicas, são passíveis de aprendizagem e aprimoramento.

Existem mais de 80 People Skills que podemos desenvolver, como oratória, disciplina, colaboração, inteligência emocional, e muitas outras. Todavia, nosso sistema educacional apresenta um sério problema, uma vez que se atenta apenas ao ensino de habilidades técnicas, enquanto no mercado de trabalho, as habilidades socioemocionais, ou People Skills, estão cada vez mais requisitadas.

De acordo com a Michael Page, 91% das pessoas são contratadas pelas empresas devido às suas habilidades técnicas – o que está no currículo, seu diploma, cursos realizados ou até de idiomas aprendidos; entretanto, elas acabam sendo demitidas em razão das suas People Skills.

Um bom líder precisa, portanto, estar atento também à avaliação dessas habilidades na hora de montar o seu time, e não apenas à averiguação de Hard Skills.

Quais são as People Skills fundamentais para o empreendedor?

Diante de um quadro tão diverso de possibilidades, eu listaria seis que considero fundamentais:

  • Autoconhecimento: autoconhecimento é a habilidade que alguém tem de entender a si mesmo. Isso é importante porque quem se conhece identifica os próprios sentimentos com mais facilidade e sabe lidar com eles de forma mais tranquila.
     
  • Disciplina: significa conseguir dizer não para as distrações e interrupções com constância. Diante de um mundo com tantos estímulos, ser disciplinado é um diferencial na concretização de nossos objetivos.
  • Resiliência: saber receber o não das pessoas e da vida e conseguir lidar com as frustrações. A vida é feita de bons e maus momentos, aquelas pessoas que encaram essa realidade positivamente saem na frente nos negócios e são mais felizes, pois são menos afetadas pelos problemas.
  • Colaboração: ato de colaborar coletivamente, em um grupo de pessoas. O trabalho em grupo é uma parte fundamental do nosso cotidiano, 95% do que fazemos no nosso dia a dia é em time. 

 

  • Comunicação: ato de se manifestar com a finalidade transmitir ideias. Nesse ponto, entram dois quesitos muito importantes: estar atento à sua oratória (capacidade de se expressar verbalmente, com clareza), e à sua escutatória (habilidade de ouvir com atenção e refletir sobre o que está sendo dito).
  • Negociação: processo que pode ou não levar a um acordo entre diferentes partes. Procure direcionar o processo de negociação. Busque fazer boas perguntas para conseguir ter mais informações sobre quem está negociando com você, mantenha-se flexível e não esqueça dos seus valores. Nossa reputação é tudo que temos, portanto precisamos ser éticos.

Como encarar situações difíceis com People Skills?

Empreender é uma montanha russa de emoções. É necessário aprender a conviver com os problemas, saber que eles vão acontecer, e procurar desenvolver People Skills que tornem os períodos conturbados mais tranquilos, como a antifragilidade, que é a capacidade de se desenvolver mesmo diante de uma situação inesperada e difícil.

Lazarow chama de startups “camelos” empresas semelhantes a camelos, porque eles se adaptam, sobrevivem sem comida e sem água por longos períodos, passam frio e calor e mais importante: resistem. Assim também precisam ser os empreendedores em situações difíceis, é importante resistir apesar das adversidades.

Não se cristalize, procure desenvolver sua adaptabilidade. Faça uma leitura do ambiente, do contexto e das necessidades do seu cliente para se adequar ao status vigente.

Busque seu propósito: comece com a razão pela qual você está se movendo/empreendendo. Quando você tem um sonho muito grande, uma causa maior, os desafios tornam-se pequenos.

Trabalho em equipe e colaboração: como promover essa People Skill nas empresas?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, existem cinco elementos que aumentam a probabilidade de um time ter alta performance. São eles:

  • Segurança Psicológica: a capacidade de as pessoas poderem correr riscos, sem se sentirem inseguros ou constrangidos. De acordo com a pesquisa realizada pelo Google, equipes psicologicamente seguras entregam mais resultados do que outros tipos de time.

 

  • Interdependência: qualidade de pessoas que podem contar umas com as outras, isto é, possuem recíproca dependência, em virtude da qual realizam as mesmas finalidades pelo auxílio mútuo.

 

  • Estrutura e Clareza: metas e objetivos convergentes e claros.

 

  • Significado do Trabalho: quando o indivíduo se identifica com a missão, a visão, os valores da empresa, se identifica também com o consumidor, e atribui um motivo maior pelo qual trabalhar. 

 

  • Impacto positivo: as pessoas aprovam empresas que tenham propósitos e que se engajam com pessoas, setores e causas que estejam ligadas às atividades da organização. Uma empresa preocupada em gerar um impacto positivo, seja ele social, ambiental ou corporativo, pode trazer muitos benefícios à sociedade.

People Skills associadas à mentalidade de crescimento

“Em uma mentalidade fixa, estudantes acreditam que suas habilidades básicas, sua inteligência, seus talentos, são apenas traços fixos. Eles têm uma certa quantidade e isso é que, em seguida, e seu objetivo torna-se parecer inteligente o tempo todo e nunca parecer burro. Em uma mentalidade de crescimento, eles entendem que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidas através do esforço, um bom ensino e persistência. Eles não necessariamente acham que todo mundo é o mesmo ou que qualquer um pode ser Einstein, mas eles acreditam que todos podem ficar mais espertos se trabalharem para isso.”

 

 Carol Dweck

Segundo o conceito de mentalidade de crescimento, amplamente difundido pela Carol Dweck, se você entende que para ser feliz e bem sucedido, você só precisa de seus próprios esforços, você vai procurar as maneiras necessárias para se desenvolver. Portanto, arregace as mangas e boa sorte!

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre educação, people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM que tentarei te ajudar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.