fbpx
Pular para o conteúdo

Primeiros passos no Empreendedorismo: como me tornei empreendedor

como-me-tornei-empreendedor

No dia 19 de novembro, tive a honra de conversar um pouco sobre Soft Skills, Empreendedorismo e Educação no podcast do Fora de Série Cast.

Foi um bate-papo super bacana e separei aqui os destaques para você acompanhar!

Meu curso de Engenharia de Produção

Eu escolhi fazer Engenharia de Produção, mas acabei percebendo que a maioria das matérias não me agradavam porque focavam, majoritariamente, em conhecimentos baseados nas hard skills.

No ciclo básico, aprendíamos matemática, física e química. Depois, começamos a ver outros tipos de engenharia: engenharia química, metalúrgica, mineral, etc. 

Então, quando identifiquei que havia um tema que me interessava muito, Empreendedorismo e Gestão, comecei a dedicar um bom tempo à Empresa Júnior e às aulas de Empreendedorismo, mesmo continuando no curso de Engenharia. 

Quando comecei a empreender?

Minha trajetória empreendedora começou na PUC-Rio, com a Empresa Júnior — uma empresa formada por alunos, que a administravam.

Comparando a empresa Júnior da PUC com outras empresas, ela sempre foi mais uma empresa do que júnior, o que me proporcionou diversas oportunidades, quase que exclusivas. 

O termo “Empreendedorismo”

Empreender, verbo:

  1. transitivo direto. decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar.
    “e. uma travessia arriscada”  

O termo “Empreendedorismo” só entrou no dicionário no início da década de 2000 e eu entrei na PUC em 2003, ou seja: havia pouco tempo que o termo estava no dicionário.

O Brasil tinha há poucos anos estabilizado sua moeda, a inflação havia acabado, era uma época em que se tinha pouco apoio ao empreendedor. Comecei a empreender correndo riscos, por meio de experimentos, fui entendendo e experimentando diversas áreas, num processo de autoconhecimento. 

E eu só fui empreender mesmo sete anos depois de ter terminado o primeiro curso que fiz de Empreendedorismo na PUC.

Onde eu posso Empreender? 

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a qual área empreender, qual setor, qual tipo de serviço irá realizar; então preparei algumas perguntas para você fazer:

  1. Do que eu gosto? 
  2. Do que eu não gosto? 
  3. Quais empresas eu admiro?
  4. O que eu faço com excelência?
  5. Que problemas você vê no seu dia a dia (simples, não muito complexos)? 

Mas o principal é testar! E, no que brilhar seu olho, você deve investir um pouco mais de tempo.

Características de uma pessoa empreendedora 

Durante a faculdade, eu senti que a semente do Empreendedorismo já havido sido plantada em mim em forma de uma atitude; onde quer que eu fosse, eu iria com a mentalidade Empreendedora, de dono, de pensar grande e de construir um legado.

Durante a faculdade, senti que queria ser professor, então fiz o mestrado em Administração na UFRJ, depois fui para a França fazer a extensão. 

Trabalhei numa empresa do amigo do meu pai; eu estava fazendo as coisas na empresa, mas sentia que podia fazer mais. Me sentia limitado naquele espaço, então peguei todo meu tempo livre e comecei a me dedicar a ir em eventos, almoçar com bastante gente, voltei na PUC, e no meio dessas buscas fui convidado por um professor da PUC a fazer uma consultoria para a incubadora. Em seguida, recebi um convite para ir almoçar e, neste almoço, recebi um convite para ser sócio dele na sua empresa. 

O que aprendi com tudo isso? O seu primeiro empreendimento é sua vida, você é protagonista na construção dela e o único responsável pelo seu sucesso.

Gostou deste artigo? Compartilha com alguém que você acha que vai curtir também.

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM, não esquece de me contar aqui nos comentários e lá no instagram o que achou do artigo. Até a próxima!

nv-author-image

1 comentário em “Primeiros passos no Empreendedorismo: como me tornei empreendedor”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: