Tudo que você precisa saber sobre o Framework Find-Grow-Value

  • por
framework-find-grow-value-tudo-sobre

O Framework Find-Grow-Value é uma ferramenta que possibilita ao gestor sistematizar o gerenciamento do seu time de forma resumida e consolidada através do alinhamento de funções específicas.

Neste texto, você vai conhecer esses mecanismos e aprender a utilizá-los. Acompanhe!

O que é o Framework Find-Grow-Value?

Existem diferentes tipos de framework, mas todos são utilizados para facilitar processos. Podem, por exemplo, estar presentes na forma de aplicação de canvas, em business plans e em SWOT.

O Framework do tipo Find-Grow-Value, especificamente, possibilita ao gestor o alinhamento de funções de planejamento, aquisição, onboarding, treinamento, engajamento, performance, incentivos, sucessão e saída, como mostra a tabela abaixo.

framework-find-grow-value

Créditos: Instagram / Além da Facul

Find

Nesse mecanismo, “Find” significa a maneira pela qual você, líder ou gestor, irá procurar e selecionar pessoas para trabalhar em seu negócio.

O primeiro passo é se planejar. Para isso, faça perguntas a si mesmo, do tipo: “quantas vagas tenho disponíveis em meu time?”, “de quantas pessoas preciso?”, “qual o perfil das pessoas que busco?”, etc.

Para encontrar colaboradores, utilize os valores, os sonhos e os propósitos da empresa como base.

O ideal é contratar funcionários que possuam os mesmos valores que os da empresa. Por isso, seja claro no momento de apresentar qual é a cultura organizacional da sua empresa e o que você espera do candidato no momento de recrutamento e seleção de talentos.

Esses talentos vão estar em faculdades, redes sociais, no mercado (entre seus clientes, fornecedores e concorrentes) e em comunidades específicas.

Lembre-se, ainda, que recrutamento é diferente de seleção. A diferença consiste em que no recrutamento o objetivo é a atração de candidatos, e na seleção, existe a triagem daqueles mais adequados a vaga.

Atualmente, é possível selecionar pessoas de forma presencial, digital, síncrona ou assíncrona. 

Nessa perspectiva, comumente são utilizados análise de currículo e entrevista, mas apenas esses dois processos são insuficientes para a realização de uma boa contratação. Empresas que realizam esse tipo de processo tendem a fazer entrevistas desestruturadas.

Essas entrevistas ocorrem quando não existe preparação prévia de como o encontro deve ser conduzido e de quais respostas espera-se obter. Esse tipo de modelo só dá uma margem de predição de performance de 15%.

O ideal é que a forma de contratação seja híbrida e que envolva outras etapas de análise, em especial que avalie também People Skills.

Em última instância, nesse tópico, nunca contrate, demita ou avalie um funcionário baseado apenas na sua opinião. Nenhuma decisão que envolve gente pode ser tomada por uma só pessoa.

avaliação de colaboradores

Créditos: Dylan Gillis

Grow

Dentro do Framework Find-Grow-Value, Grow significa a maneira pela qual o líder irá desenvolver o seu time. Dentro desse setor, o processo mais negligenciado da liderança nas empresas é o Onboarding.

Onboarding também é conhecido como socialização organizacional, e representa a imersão do novo membro da equipe após a contratação, em que ele deve ser apresentado aos valores da empresa, aos procedimentos, à equipe, aos processos e a tudo mais que for necessário para a realização do seu trabalho.

Para a Drª. Talya Bauer, da Fundação SHRM, um processo de onboarding de sucesso envolve o tratamento de quatro fatores: Compliance, Clarification, Culture e Connections (Conformidade, Esclarecimento, Cultura e Conexão).

Depois de contratar seus colaboradores e apresentá-los a sua empresa, é primordial continuar treinando e investindo em sua equipe.

Manter seu time engajado é uma parte importante do trabalho. Aqui é importante destacar que engajar é diferente de reter, e de motivar. Engajamento significa conectar o propósito da empresa ao seu colaborador de forma que ele se sinta realizado.

Existem técnicas para fazer isso, os rituais e a comunicação interna são algumas delas. Os rituais, por exemplo, são atividades pensadas para exemplificar os valores da empresa de forma prática.

No momento de analisar a performance dos seus funcionários e de comunicar, o feedback é precioso: um verdadeiro presente para quem escuta. Quando utilizado da maneira correta pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento.

Representa o ato de avaliar positiva ou negativamente alguém por seu comportamento, tarefas e desempenho. É essencial ser sincero, transparente e justo com os seus colaboradores, pois assim eles poderão melhorar e ter resultados mais satisfatórios.

onboarding-de-equipe

Créditos: Jud Mackrill 

Value

Depois de contratar, desenvolver, avaliar e corrigir, é hora de compartilhar com seu funcionário o valor que ele ajudou a sua empresa a gerar.

Remunerações podem ser financeiras ou não-financeiras. A do tipo financeira agrega dinheiro ao salário e pode ser aumento, bônus, comissão, ações da empresa, entre outros. 

Já a do tipo não-financeira, é a agrega benefícios e serviços sociais, como cursos e adicionais.

Outro benefício é a promoção; porém, para que alguém seja promovido, é preciso que exista outra pessoa para ocupar seu lugar, e que seja plenamente capaz de realizar suas atividades. A esse processo dá-se o nome de sucessão.

Dentro do processo de value, também estão inseridos os movimentos de demissão e de saída. Existem fundamentalmente quatro formas de alguém sair de uma empresa: aposentadoria, morte, demissão voluntária e demissão involuntária.

Nesse panorama, os principais motivos para demissão involuntária são baixa performance, reestruturação na empresa, incompatibilidade de valores ou grave violação (roubo, assédio moral etc).

O Framework Find-Grow-Value como ferramenta de Liderança

“Nem todo gestor é líder, nem todo líder é gestor. Mas seria ótimo se todos os gestores fossem líderes”

 Vabo

 

Essas ferramentas podem ser muito úteis para a gestão de qualquer empresa, mas um bom líder nunca poderá ser substituído.

A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e precisa ser praticada, então decida por isso. Conte conosco para te ajudar!

Clique aqui e saiba mais sobre como você pode ser um líder melhor.

 Assista a Live sobre o Framework Find-Grow-Value e compartilha com alguém que você acha que vai curtir também. No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.