Mentoria com o Vabo: dicas imperdíveis para ser um líder melhor

  • por

Você sabe como contratar a pessoa certa para trabalhar no seu negócio? Já parou para pensar na importância de saber liderar seus pares e gestores? 

A mentoria é um processo extremamente importante; isso porque, muitas vezes, dúvidas e incertezas sobre decisões cruciais da vida e dos negócios acontecem e os mecanismos necessários para lidar com essas situações de incerteza não são óbvios e não estão disponíveis. 

Contratar pessoas certas, por exemplo, é um grande desafio para a maioria dos gestores. Afinal, a escolha errada pode gerar não só perdas financeiras, mas tremendas dores de cabeça.

Por isso, ao realizar contratações, é fundamental estar atento a três fatores principais:

A cultura da empresa

O ideal é definir um perfil de contratação observando primeiramente a cultura da sua empresa. Um bom currículo é importante, mas se o colaborador não estiver alinhado à missão e aos propósitos do seu negócio, ele pode não se adaptar e acabar não tendo bons resultados.

Quando um colaborador está alinhado à cultura de uma empresa, ele tem mais autonomia para tomar suas decisões e se sente mais motivado.

Observe, portanto, habilidades e características estimadas pelo seu negócio e decida por pessoas que compartilhem delas.

Os valores da empresa

Segundo Daniel Castello, valores são a expressão íntima de nossa identidade e singularidade. 

Eles incentivam os colaboradores a trabalharem por um propósito, estabelecem formas de comportamento e atraem clientes, investidores e funcionários compatíveis com o negócio.

São fundamentais e, assim como na Cultura Organizacional, devem ser levados em conta no momento da contratação de um novo colaborador. 

Agora pense, quais são os valores essenciais em que seu negócio está embasado?

Sentiu alguma dificuldade em responder? Tudo bem; o Marcelo Nakagawa, professor do Insper, elaborou uma ferramenta em que é possível descobrir a resposta através de duas perguntas. Vamos tentar?

  1. Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?
  2. Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Se não, refaça a lista de atitudes.

No momento da seleção, perceba quais são os valores dos candidatos e opte em contratar aqueles que tenham os que forem mais próximos aos da sua empresa.

A sua estratégia de desenvolvimento 

Sempre busque desenvolver os profissionais que já estão no seu time. Entretanto, quando períodos bruscos de crescimento exigirem contratações imediatas, estratégias híbridas são excelentes ferramentas.

Mas tenha cuidado. É importante estar atento à forma como as novas contratações vão acontecer para que o time não se sinta desvalorizado e para que as pessoas que entrarem tenham o mesmo propósito já estabelecido.

Outro desafio encontrado por líderes, em paralelo a isso, está na gestão de pares. Imagine a seguinte situação: duas amigas trabalham como caixas em um banco e todos os dias costumam almoçar juntas e voltar para casa na mesma condução, de forma que construíram uma espécie de amizade.

O inesperado acontece e o gerente do banco é transferido para outra cidade, uma delas torna-se a gerente e líder da sua amiga. 

Você concorda que não é fácil ter que cobrar, ser incisivo e dar feedbacks negativos quando necessário para pessoas que até pouco tempo tinham as mesmas funções que nós? 

Certamente não conseguimos atuar onde não temos controle: não podemos simplesmente controlar as emoções de outra pessoa, nem gerir seu comportamento. Nesses casos, a sua maior ferramenta para liderar é o exemplo

Sua conduta precisa ser um espelho para os funcionários: é o exemplo que moldará a cultura da sua empresa.

Para exercer essa liderança é necessário desenvolver a sua escutatória. Procure ouvir e conhecer os seus pares, assim como o contexto em que eles vivem e suas necessidades. Dessa maneira, uma relação de confiança poderá ser construída, e você vai saber como agir em diferentes situações.

Verdadeiros líderes não apenas mostram como fazer, eles fazem junto, caminham lado a lado e permanecem com os seus nos bons e maus momentos. 

Gostou do texto? Você pode assistir a Live completa que eu fiz sobre o tema no Instagram do Além da Facul aqui!

Lá, estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo. Aproveite para nos seguir!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.