Como desenvolver o flow por meio das People Skills

  • por
flow-people-skills

O flow é um estado mental em que corpo e mente têm suas atividades intensificadas em altos graus para um propósito.

Conversei com o pessoal da Casa Firjan sobre esse assunto e você pode conferir nosso papo clicando aqui!

Como atingir o estado de flow

Entrar nesse estágio mental pode aumentar sua produtividade dramaticamente e você certamente é capaz de conseguir alcançar essa condição através de treino, respiração, Mindfulness e outros fatores, como estar em um ambiente adequado e adotar pequenas pausas de tempo entre suas atividades.

People Skills relacionadas ao foco, à concentração e à presença são preciosas para atingir o flow. Lembre-se que assim como as habilidades técnicas, as people skills são passíveis de aprendizagem e aprimoramento, portanto, utilize-as a seu favor!

Indivíduos que conseguem trazer o flow para o seu cotidiano com mais frequência estão mais próximo da alta performance e, consequentemente do sucesso, e são mais felizes. 

Como estimular uma cultura organizacional que estimule o flow?

Ainda que o pilar essencial para que o flow seja incentivado de maneira mais substancial esteja na sensibilização da liderança, as empresas já possuem uma série de ferramentas que podem ser utilizadas no estímulo desse estágio mental dentro dos ambientes corporativos, tais como: feedbacks, escuta ativa e metas e riscos compartilhados.

Dessa maneira, o grande desafio para as empresas é encarar as ferramentas que já existem com disciplina e seriedade, colocando esse parâmetro como meta a ser alcançada a qualquer custo.

Além disso, é essencial que os líderes, mais do que nunca, estejam presentes verdadeiramente em seus negócios, isto é: próximos ao time, conhecendo suas necessidades e se mostrando vulneráveis, empáticos e colaborativos.

Mais que somente auxiliar a equipe nos afazeres, é fundamental construir relações de confiança.

Flow e a segurança psicológica

De acordo com uma pesquisa realizada no Google, ter segurança psicológica no ambiente de trabalho pode criar equipes de alto desempenho.

Porém, au ausência dessa vertente nos ambientes corporativos é capaz de destruir grupos, uma vez que ideias, opiniões e feedbacks honestos não são compartilhados em virtude do medo.

Para assegurar que esse fator exista em um negócio, é imprescindível que os líderes tomem a iniciativa e assumam o protagonismo. Nesse sentido, grupos seguros de debate podem ser criados, em que técnicas específicas de diálogo sejam utilizadas, possibilitando que todos contribuam.

Levando-se em consideração esses aspectos, o ambiente em que se estabelece segurança psicológica é aquele em que as pessoas conseguem ser francas umas com as outras. Chegar ao flow em um ambiente seguro e confiável é muito mais fácil. 

Ao final da nossa conversa eu deixei uma dica para o pessoal que estava nos acompanhando e repito aqui para você que deseja atingir o flow mais frequentemente e aumentar sua produtividade: medite e busque desenvolver people skills de presença.

Espero que essas dicas te ajudem na sua trajetória!

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM, não esquece de me contar aqui nos comentários e lá no instagram o que achou do artigo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.