Estado de flow: o que é e como alcançar o foco máximo

estado-de-flow

No mês de agosto deste ano conversei com o pessoal da Casa Firjan: Ambiente de inovação, educação, criatividade e tendências da Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e com o Cadu Lemos você pode assistir nossa conversa completa aqui!

Conversamos principalmente sobre as maneiras de desenvolver e programar habilidades de alta performance, e como o conceito de flow está relacionado a esses parâmetros e a questões de felicidade e bem-estar. 

Estado de Flow: conceito e importância

Nos dias atuais, concentrar-se mediante a tantas distrações é uma tarefa difícil.

E, nesse cenário, encontrar pessoas angustiadas em relação a sua falta de produtividade, é muito comum. Entretanto, mesmo frente a um mundo repleto de ruídos, redes sociais, internet e todo o tipo de abstração de foco, existem indivíduos que estão sempre focados no que precisam fazer, e a isso damos o nome de estado de flow.

 

“Aquele estado em que estamos imersos inteiramente na atividade, sentindo um foco energizado, envolvimento total e prazer no processo”

Mihaly Csikszentmihalyi

 

A revista Fast Company afirmou certa vez que grandes empresas, incluindo a Microsoft, Ericsson, Toyota e Google, entenderam que ser capaz de entender e dominar este estado é Santo Graal para qualquer líder.

Para Mihaly, em paralelo a isso, no estado de flow o corpo e a mente confluem em perfeita harmonia, em um estado de vivência extraordinário.

Diante de tantos problemas relacionados à ansiedade, burnout, estresse e outros, as empresas estão mais interessadas em integrar esse mecanismo às suas rotinas, uma vez que, fazendo isso, vão incentivar o desempenho físico e mental de seus funcionários. 

Como chegar ao estado de flow?

O flow é um estado mental em que corpo e mente têm suas atividades intensificadas em alto grau para um propósito.

Nesse sentido, é importante lembrar que a manutenção do foco é o principal caminho para alcançar esse estado. Assim, saber como processar emoções é essencial para obter uma performance satisfatória nessa área.

Todavia, estar um ambiente propício à realização desses feitos é essencial: é necessário que existam gatilhos individuais, ambientais e coletivos que impulsionem o indivíduo a realizar a ação necessária.

Procure praticar exercícios de respiração e Mindfulness( ou atenção plena) capacidade de estar completamente presente no momento e não excessivamente sobrecarregado com o que está acontecendo ao nosso redor.

Exercícios físicos também são muito eficientes, bem como pausas durante as atividades propostas.

Dicas práticas de como estimular o estado de flow na sua empresa

  1. Tenha um dia OFF das reuniões: organize-se para isso, crie um cronograma e seja disciplinado

  2. Propicie um ambiente de trabalho adequado para os seus funcionários

  3. Esteja sempre em contato com o seu time: saiba das suas necessidades, procure estar presente

Tendo em vista sua notável importância, espero que você incorpore essas dicas no seu dia a dia e atinja esse estágio mental com mais frequência, aumentando sua produtividade e tendo sucesso na conquista de seus objetivos.

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM, não esquece de me contar aqui nos comentários e lá no instagram o que achou do artigo. Até a próxima!

1 comentário em “Estado de flow: o que é e como alcançar o foco máximo”

  1. Pingback: Como desenvolver o flow por meio das People Skills

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.