Empreendedorismo: mentoria gratuita com grandes líderes

conceito-de-ideias-empreendedorismo

No dia 26 de Abril, fiz uma live no Além da Facul sobre o encerramento das inscrições para o curso Build Your Business.

Eu, Basaglia e Bernardinho aproveitamos para tirar dúvidas e fazer uma mentoria gratuita com a galera sobre qualquer assunto que aparecesse nos comentários!

O objetivo desta live foi ajudar as pessoas a entenderem mais sobre o curso, que tem a missão de ajudar as pessoas com seu sonho de empreender, saindo do zero até o início da escala do negócio. Como continuidade deste aprendizado, tem também o curso Grow Your Business, que capacita os empreendedores para crescer mais ainda.

Acompanhe aqui alguns dos insights desta live!

Insights iniciais

  • Menos de 2% das empresas do Brasil crescem 20% ao ano. São elas que abrem metade das vagas de emprego que geram renda e inovação
  • Empreender é resolver problemas e criar uma solução criativa. Nem sempre é necessário criar um novo negócio. Você pode empreender dentro da própria empresa que trabalha, basta ser apaixonado pelo problema que ela busca resolver e ter, como objetivo, o seu crescimento exponencial. O nome disso é Intraempreendedorismo.

4 fatores fundamentais para quem está começando a empreender

  1. Foco no produto: procure oferecer sempre a melhor solução possível para seus clientes. Seja apaixonado pelo problema que você quer resolver, e pense em diferentes formas de resolvê-lo
  2. Foco no cliente: seu objetivo é vender, mas não a qualquer custo. Você tem que vender porque você está gerando valor ao seu cliente
  3. O momento do breakeven: é quando você atinge o ponto de equilíbrio e consegue fazer a empresa rodar com as suas receitas
  4. O momento do payback: quando todo seu investimento volta para você e já é possível viver dos lucros da empresa

Conselhos para a jornada empreendedora

Tenha orgulho pelo que você conquistou e humildade pelo caminho que você ainda tem a percorrer.

A respeito disso, o Basaglia respondeu uma pergunta sobre a importância dos erros na trajetória. Ele recomendou aos alunos a leitura de biografias. Esse tipo de livro é importante para entender que as pessoas de sucesso erraram muito e somente no final tiveram seus acertos e atingiram o sucesso.

As pessoas não nasceram perfeitas. Os aprendizados vêm nas adversidades. Quando paramos para analisar quais fatores da nossa vida fazem nós sermos quem somos hoje, na maioria das vezes remetemos às adversidades. O diferencial está em como reagimos a esses desafios.

Outra pergunta para o Basaglia foi: “Até onde posso considerar que o cliente sempre tem razão”? O Basaglia respondeu que é preciso aprender a ouvir o cliente, e também a interpretá-lo. Não necessariamente o cliente passou de forma clara tudo que ele queria. Se você fizer o que o seu cliente te diz, você nunca vai surpreender ele. 

Eu, Vabo, costumo dizer que a frase certa não é que “o cliente sempre tem razão”, mas sim que o cliente é a razão do que você está fazendo. 

O famoso Bernardinho, que carinhosamente chamo de Coach B, introduziu sua participação complementando o assunto sobre os intraempreendedores. Ele lembrou de seus erros do passado, mas com a convicção de que eles foram os grandes responsáveis para que atingisse seus objetivos de hoje.

O “chamado” do empreendedorismo

Algo muito importante a se considerar na trajetória empreendedora é o que já foi falado pelo professor Steve Blank: ele diz que empreendedorismo é uma questão de chamado, que tem mais a ver com arte do que com negócio.

Daí a necessidade de reunir as ferramentas de negócios com People Skills para superar os desafios.

Segundo o Bernardinho, duas características essenciais para um líder e empreendedor são: saber lidar com o “não” e saber dizer “não” para focar no que deve ser feito.

Para manter o foco, é essencial refletir: “qual seria a atividade que eu faria pelo resto da minha vida sem ganhar um tostão”? Assim, você encontrará seu propósito e será um bom empreendedor.

Durante esta live incrível abri espaço também para alunos que gostariam de participar ao vivo comigo! O felizardo foi o Professor Moisés, que teve a oportunidade de fazer algumas perguntas bem interessantes! Essa parte eu vou deixar para você conferir quando estiver assistindo a live, no vídeo logo fim do texto☺

Outra pergunta que recebi nos comentários foi a do Arthur: “como fazer com que as pessoas do time se sintam mais confortáveis para expor suas opiniões e ideias?”

A característica comum para ter líderes de alta performance, de acordo com a pesquisa do Google Oxygen, é aquela na qual o líder consegue gerar segurança psicológica. Isto é, quando os membros do seu time percebem que você não tem uma agenda oculta, apenas o interesse de promover o desenvolvimento do seu time. 

Quando você está comprometido com o seu negócio, apaixonado pelos problemas a serem resolvidos e alinhado com o seu propósito, isso se traduz na sua postura e, consequentemente, na sua cultura dentro da empresa.

Dicas bônus sobre empreendedorismo

Para finalizar, quero deixar uns conselhos finais:

  • Ao empreender, seja apaixonado pelo problema e pelo seu cliente e não pelo serviço que você oferece!

  • Se o seu concorrente não está te copiando, é porque você não está fazendo certo. Se ele te copiar, você vai saber que está no caminho, mas precisará fazer reformulações e o diferencial será a sua paixão pelo cliente. Uma dica boa é trabalhar para transformar seu concorrente em cliente!
  • Hoje em dia é muito mais importante ter uma “empresa camelo” – que são aquelas que resistem ao deserto, crise e conseguem ter caixa para sobreviver mesmo durante a crise – do que ser uma empresa Unicórnio – aquela que está no imaginário e aumenta o seu valor de mercado de forma desproporcional ao crescimento do seu caixa.

Se gostou do que viu neste artigo, pode conferir a live completa logo abaixo! 

E, qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo através das minhas redes sociais, principalmente pelo direct no @vabo23!

View this post on Instagram

MENTORIA GRATUITA

A post shared by Além da Facul (@alemdafacul) on

nv-author-image

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.