As caraterísticas fundamentais para ser um empreendedor de sucesso

  • por
empreendedor-de-sucesso

Nós, do Além da Facul, acreditamos e pregamos o Método Amanhã de Manhã: tudo que você aprende conosco, consegue aplicar na sua empresa ou vida amanhã de manhã.

Nosso papel é ensinar tudo o que a faculdade não te ensina. Por isso, criamos a Builders Week, para que você, empreendedor, tenha ferramentas para aplicar em seu negócio.

E a abertura foi sobre quais as características fundamentais para o empreendedor de sucesso:

Se adaptar ao mundo VUCA

Você sabe o que é um mundo VUCA?

É um acrônimo para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. A volatilidade é porque o mundo muda o tempo inteiro; a incerteza é pois não sabemos para onde vamos; a complexidade é devido a uma coisa ser interligada na outra, não existem sistemas isolados; e a ambiguidade significa que não existe certo ou errado, mas sim interpretações de ângulos diversos. 

Somado a isso, temos um caldeirão digital – por exemplo, o Instagram é uma grande sala de aula, na qual conseguimos atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo. Ou: você sabia que, já no próximo ano, as pessoas vão conversar mais com robôs do que com os cônjuges?

Estamos na quarta revolução industrial, que veio para bagunçar de vez empreendimentos muitas vezes despidos de propósito.

Por isso, a primeira coisa que o empreendedor deve pensar é: qual problema quero resolver? Um dos principais erros é que as pessoas pensam primeiro na solução, e esquecem de pensar qual problema querem resolver. E, para conseguir focar no problema e na dor das pessoas. são necessárias certas habilidades. É o início do processo empreendedor.

São as people skills que farão a diferença para o empreendedor. Esse é o nosso cenário atual. O empreendedor que conseguir lidar bem com esse cenário tem maior tendência de alcançar seu objetivo.

Saber escalar uma montanha (metaforicamente, claro)

Uma metáfora muito interessante diz que empreender é como escalar uma montanha.

Se você quer completar o trajeto em 10 dias, você precisa se preparar. Isso é fato. Então, você decide comprar equipamentos, estudar o trajeto, calcular a média de passos diários para completar dentro do prazo, comprar roupas especiais, ferramentas… Ou seja, você se preparou como deveria. 

Trazendo para nossa realidade, essas são as chamadas hard skills. Elas são fundamentais na jornada, mas não te garantem sucesso. Isso porque as ferramentas, sem o fator humano por trás delas, não servem de nada.

Você precisa juntar outros componentes a elas, como resiliência, comprometimento, determinação, muita gestão emocional… Para aumentar as chances de concluir seu objetivo, não basta usar o melhor tênis. É preciso se comprometer a dar o próximo passo mesmo quando achar que não vai mais conseguir.

Além disso, tenha em mente que subir a montanha sozinho é mais difícil do que em dupla, ou em grupo. Ainda mais se puder subir com alguém que complemente suas habilidades.

Complementar e ser complementado(a)

Encontre uma sócia ou sócio que te complemente, uma pessoa para dividir o desafio contigo. Essa pessoa deve ser igual a você em valores, princípios, visão de futuro, mas diferente em habilidades.

Afinal, ninguém consegue realizar com excelência as três atividades principais de um negócio ao mesmo tempo: vender, entregar o serviço e cuidar das finanças. Portanto, encontre pessoas que te complementem.

Querer ser melhor a cada dia

Também é importante tornar-se um lifelong learner: uma pessoa que visa o aprendizado contínuo, ao longo de toda a sua vida. A quantidade de profissões inventadas nos últimos 10 anos é gigante, e nos próximos 10 será maior ainda.

Isso é uma enorme oportunidade para o empreendedor, que deve ter leitura, pensamento crítico e fome de conhecimento!

Sonhar grande

Pense em três coisas em que você é bom, três coisas que gosta, três coisas que as pessoas precisam e três pessoas que admira. Depois. faça a interseção delas, que é o Ikigai (propósito). Esse exercício te dá uma pista de qual caminho seguir. 

E sonhe grande. Pois, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Tenha em mente que todos os problemas do mundo já foram resolvidos e todo negócio tem concorrente. Porém, isso não significa que o problema foi bem resolvido: sua função como empreendedor é pensar em como resolver melhor.

A grande sacada é desafiar a situação atual, fazendo melhor do que tudo que já existe para resolver aquela dor.

People Skills do empreendedor de sucesso

Ética

A primeira people skill, que gosto de chamar de people skill 0, pois antecede todas as outras é a Ética –  integridade honestidade, transparência, ser verdadeiro e ter caráter.

Um bom líder precisa liderar com integridade, pois esta é a base para desenvolver a confiança do time. Importante ressaltar que o principal fator que faz com que uma sociedade se desenvolva eticamente é o exemplo. É nisso que eu acredito!

Humildade

É importante também que o empreendedor tenha humildade, ou seja, que demita seu ego todos os dias. 

Vulnerabilidade

Cada vez mais importante, outra característica fundamental é a vulnerabilidade. Temos visto nessa pandemia que a única certeza é que não sabemos o que irá acontecer amanhã.

Dessa forma, coloque-se na posição de aprendizado. Você não sabe de tudo. Não existem pessoas excepcionais, mas sim pessoas comuns, capazes de fazer coisas excepcionais. 

Autoconhecimento

Autoconhecimento é essencial. É preciso que o empreendedor tenha domínio sobre sua reação em cada situação, e que saiba manter o equilíbrio. 

Disciplina

A disciplina é outra people skill de suma importância. Saiba dizer não para gratificações imediatas. Tenha foco, porque na hora que você começa a dar certo, vem a tentação.

No início da empresa, foque em só uma coisa; quando começar a estabilizar, você pensa nos próximos passos.

Resiliência

Ao lado da disciplina, temos a resiliência: saber lidar com os “nãos” que a vida vai te colocar. O empreendedor recebe muitos não, por isso, tem que saber ouvir e remover a objeção, sem se abater.

Vejo a inteligência emocional junto da resiliência: não ter reação imediata, automática, e sim respirar fundo e agir somente depois, ou seja, tomar uma decisão consciente. 

Determinação

Tenha determinação:  ou seja, vontade, iniciativa, proatividade – siga firme naquele propósito. 

Comunicação

O empreendedor deve ter uma boa comunicação: saber falar e, principalmente, ouvir. Ambas são fundamentais.

Um bom líder precisa saber ouvir seu time, para liderar com vulnerabilidade. Empreendedor tem que saber vender o tempo inteiro. 

A empatia é fundamental para isso. Você deve aprender a ouvir e se colocar na posição de outra pessoa. 

Liderança

Não menos importante, temos a liderança. Lidere através do exemplo. Todos somos líderes. A primeira pessoa que você lidera é você mesmo. Depois, você lidera um assunto. Na sequência, lidera pessoas. Por fim, lidera outros líderes.

Adaptabilidade

Outra skill que o empreendedor deve possuir é a adaptabilidade: temos que aprender a nos adaptar nesse novo cenário, ao mundo VUCA. A chave da adaptabilidade é no desaprender. Faça a análise das três habilidades que gostaria de aprender e de uma habilidade que gostaria de desaprender. 

Trabalho em equipe

E a última, mas de suma importância, temos o trabalho em equipe: praticamente tudo que você faz na sua vida, é ao lado de outras pessoas. Se quer ir rápido, vá sozinho; se quer ir longe, vá acompanhado!

Indicações

Alguns materiais para aprofundar e desenvolver suas people skills:

Esse artigo te ajudou?

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre Educação, people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM que tentarei te ajudar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.