A importância do Networking e dicas para fortalecer sua rede de contatos

  • por
dicas-networking-vabo

Saber fazer networking de forma qualitativa (e não só quantitativa) é uma habilidade fundamental para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. 

Foi pensando nisso que eu busquei oportunidades e criei estratégias para fortalecer a minha rede, desde o momento um da minha carreira! E, neste texto, quero te contar um pouco dessas estratégias.

Mas primeiro deixa eu te perguntar. Você sabe diferenciar NETWORK de NETWORKING?

Network ou Networking?

Network, no sentido mais resumido, é a sua rede de contatos; já networking é a capacidade que você tem de aumentar essa rede.

Essa rede de contatos representa todas as pessoas que você conhece, desde o seu nascimento.

Mas tome cuidado para não achar que, só porque conhece um monte de gente, você faz um bom networking. É importante analisar o quão qualitativa essa rede é para você.

Uma boa forma de avaliar isso é: quando você precisa de algo, ao entrar em contato com 3 pessoas da sua rede, você consegue o que precisava?

Se sim, essa é uma rede que confia em você, enxerga credibilidade e está disposta a ajudá-lo.

Locais propícios ao Networking

Para quem não sabe, eu sou um empreendedor Endeavor, que é a maior rede de empreendedores em crescimento do mundo. A missão dela é conectar estes empreendedores com mentores – uma verdadeira rede explosiva de networking.

Existem 3 camadas de empreendedores que a Endeavor atende:

  1. Empreendedores em ritmo de crescimento acelerado (os chamados empreendedores Endeavor) 
  2. Empreendedores que ainda estão em um patamar de base, em processo de crescimento (conhecidos como empreendedores scale up – empresas que deixam de ser startup e começam seu ritmo de crescimento) 
  3. Pessoas que se interessam por empreendedorismo. Para estas, tem conteúdos muito bons no site endeavor.org.br

Já deu para perceber a quantidade de pessoas que são alcançadas pela Endeavor, né? E com certeza é uma excelente porta de entrada para boas conexões. Aconselho você a procurar mais sobre ela e acompanhar os conteúdos!

Eu costumo frequentar eventos de palestra da Endeavor, mas preciso confessar que não assisto nenhuma delas. No máximo uma ou outra. Há dois grandes motivos para isso:

  • Se eu me interessar pelo conteúdo da palestra posso assistir depois online, pois eles disponibilizam na internet 
  • O momento da palestra é IDEAL para conhecer novas pessoas. Muitas delas saem em algum momento para ir ao banheiro, beber água ou tomar um café.

É pelo segundo motivo que eu ganho o evento! Durante as palestras, eu procuro ficar em posições estratégicas, fora do auditório, em locais de circulação.

Nesse momento, eu consigo reencontrar pessoas, conhecer outras, trocar cartões e fazer aquele pitch rápido. 

Eu posso te dizer por experiência própria que estes encontros possuem grande possibilidade de abrir novas portas!

Dicas de Networking

Logo acima, contei uma estratégia que uso e você facilmente pode aplicá-la.

Mas antes preciso te falar como, pois você precisa estar bem preparado para estas situações. Aqui vão alguns conselhos:

  • Se você é uma pessoa tímida, procure ir acompanhada a estes eventos. De preferência com alguém que possa te gerar mais confiança para interagir. Isso ajuda a superar o medo e a autossabotagem 
  • Prepare, previamente, uma espécie de pitch sobre o que você gostaria de falar para alguém importante que acabou de conhecer e/ou reencontrar 
  • Sorria sempre 
  • Aproveite os contextos em que você e a outra pessoa estão inseridos para começar um assunto 
  • Tente chegar cedo ao evento e falar com as pessoas que você considera importantes para você. Principalmente se for o palestrante, é muito mais difícil chegar nele depois da palestra, quando todas as pessoas também estão tentando. Tenha o pitch afiado para trocar cartões e para que ele se lembre de você no futuro

Você pode aplicar estas dicas não só em palestras, mas em reuniões de colegas de trabalho, amigos, eventos da sua área de atuação e diversos outros lugares.

Ao fazer isso consistentemente, chegará um momento em que sua rede de contatos vai estar tão ampla que as pessoas vão te procurar com oportunidades.

Sobre agregar valor

Você já deve ter escutado sobre a importância de agregar valor ao falar com alguém a respeito das suas características e conquistas. Isso é interessante, se feito honestamente. 

Mas quero te trazer outra perspectiva. Você deseja tanto conhecer uma pessoa e incluí-la na sua rede de contatos. Mas o que você tem a oferecer para ela? Por que ela se conectaria com você?

Aí que vem a importância de você agregar valor para outras pessoas, não somente para você.

Isso pode ser feito ao ensinar algo diferente, ao mostrar novos pontos de vista sobre determinado assunto, ou até mesmo ajudar alguém que você não conhece muito bem ainda.

É muito bom quando percebem a sua disponibilidade para ajudar e quando você demonstra interesse sobre o que estão compartilhando com você.

A verdade é que toda vez que agregamos algo para alguém, automaticamente ocupamos espaço na mente dela. 

Isso é consequência da gratidão que qualquer ser humano tem quando é beneficiado por alguém. Você não se sente assim também quando fazem algo por e para você?

Use isso ao seu favor! Mas é importante que seu interesse de ajudar seja genuíno, e não somente para ganhar algo em troca. Isso com certeza não dará em um bom resultado final!

Mentoria como aliada do Networking

A mentoria é uma grande facilitadora para que você entenda os caminhos que ainda precisa percorrer de forma a alcançar seus objetivos.

É muito importante se conectar com mentores que chegaram ou estão para chegar onde você deseja estar um dia.

Se aproxime dessas pessoas! Você pode encontrá-las em um evento, nos lugares que frequenta ou até mesmo na sua família.

Como a mentoria pode te ajudar

Procure dedicar um almoço por mês com pelo menos duas pessoas para ter essas mentorias.

E algo que sempre gosto de ressaltar é que uma mentoria se torna muito mais interessante quando é uma via de mão dupla.

Saiba que você também tem muito a ensinar ao seu mentor. Ele pode estar ouvindo pela primeira vez sobre seu nicho de atuação e sobre seus conflitos de trajetória. A mentoria é um processo de desenvolvimento em conjunto. 

Um conselho na sua busca por mentores é que evite empreendedores teóricos, que não demonstram que viveram na prática o que estão falando.

Escolha pessoas de confiança e não passe muito tempo sem conversar com elas para atualizar sobre como você aplicou o conhecimento que elas compartilharam com você.

Por fim, se eu puder resumir a habilidade de fazer networking, eu diria o seguinte:

Nós somos o que expressamos. Comportamento gera comportamento e gentileza gera gentileza. Você nunca vai ter outra chance de causar uma primeira boa impressão. Por isso, aproveite as oportunidades que estão bem na sua frente!

Gostou do conteúdo? Me diga o que achou e tire suas dúvidas pelo direct do Instagram @vabo23. Será um prazer interagir com você!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.