Mentoria gratuita com o Vabo: solucionando 3 desafios de seguidores

  • por
mentoria-gratuita-vabo-seguidores

No dia 28 de setembro, comemorando os mil posts, fiz uma live super  especial no meu Instagram: uma mentoria com Sérgio Samuel, Naiara e Maria.

Os três ganharam a mentoria através de um post no @vabo23 e ela foi realizada em forma de live, para que pudéssemos alcançar e  ajudar o máximo de pessoas possíveis!

A ideia era que fossem trazidos desafios e então batêssemos um papo, discutindo os desafios e trazendo possíveis soluções.  

Os pontos principais da live você encontra a seguir!

1ª Mentoria: Sergio Samuel  

O Sérgio, junto com seu irmão e irmã, naturais de Carnaúba dos Dantas, interior do Rio Grande do Norte, gerem uma drogaria, fundada em 1941, por seu bisavô.  

O desafio

Inovar na cultura, implantando uma gestão com foco nos resultado, mantendo a tradição do negócio.  

Inovando a cultura empresarial  

A cultura é a forma como você lida com o dia a dia do negócio, como são tomadas as decisões e como você se comunica.

Há alguns autores que dizem  que “a cultura é a gestão da mensagem”. Qual mensagem você quer passar? Quais são os valores que são importantes para alguém trabalhar com você? As suas respostas refletem a cultura de sua empresa!  

Conversando com o Sérgio, percebemos que ética, empatia e convivência são importantes valores para a sua empresa. Porém, esses valores são um pouco abstratos, devemos trazê-los para a prática, concretizando-os no dia a dia. Como fazer isso? 

Uma cultura empresarial se baseia em três pilares, são eles: valores, propósito da empresa e visão de futuro (sonho). O primeiro passo é  descobrir quais são estes 3 pilares; uma vez descobertos, é a hora de  implementá-los, através de ações, decisões e rituais.  

Implementando a nova cultura  

Uma pesquisa mostrou que a lucratividade de uma empresa tem correlação com a capacidade de “remar na mesma direção”. Por isso, é  muito importante envolver todos neste desafio, deixando-os cientes  dos pilares da cultura e tendo uma estratégia bem definida e bem comunicada.  

Analisando o caso de Sérgio, um bom ritual para sua empresa seria  uma rotina de encontros rápidos, realizados diariamente, conversando  com a equipe. E, uma vez por mês, reunir todos os funcionários e fazer uma reunião de uma hora, aproveitando este momento com todos para  transmitir a mensagem da empresa, mostrar os resultados, as boas práticas, as melhorias necessárias e as próximas metas.  

Lembrem-se: a educação se dá pela repetição. Portanto, é muito importante sempre repetir, falar de uma outra forma, dar exemplos e  trazer para a realidade.  

Funções de um líder  

Um líder deve cuidar, essencialmente, da estratégia (futuro), cultura (presente) e resultados (passado). Ademais, todo bom líder deve possuir as habilidades de:  

  • Atrair as melhores pessoas, que estejam associadas a cultura da empresa
  • Engajar, motivando, remunerando e incentivando
  • Desenvolver, treinando, preparando e dando feedbacks

O resultado de tudo isso é uma equipe inspirada.  

2ª Mentoria: Nayara  

A Nayara acabou de concluir a graduação na área de Química e busca um emprego como analista química, mas enfrenta um grande desafio do mercado de trabalho.  

O desafio

Conseguir uma vaga de emprego, destacando-se dos outros candidatos, na área de Química.  

“O emprego precisa de experiência, mas eu não tenho pois  acabei de me formar”

Muitas vezes, as pessoas acabam a graduação e vão em busca de um trabalho; porém, ao se deparar com grande concorrência e requisitos que eles não têm, como a experiência, por exemplo, muitos acabam ficando para trás.  

Conversando com a Nayara, chegamos a um ponto: será que uma pós-graduação ou mestrado resolve o problema da experiência? Na minha visão, não.  

O mercado digital tem muitas oportunidades, mas não há uma faculdade. Você pode aprender no mercado digital determinadas áreas que existem dentro dele e isso pode ser um diferencial.  

Se preparando para uma entrevista  

Uma outra opção, é treinar muito as competências de entrevista e de  processo seletivo. Todas as empresas realizam ao menos 2 etapas: análise de currículo e entrevista. Por isso, é fundamental desenvolver essas habilidades. 

É essencial fazer um bom pitch, ter uma boa preparação, um bom marketing pessoal e estudar sobre a empresa — quem é o presidente, quem são os diretores, em qual mercado ela atua, qual produto/serviço ela presta e qual é a cultura da empresa. Fazendo isso, você demonstra  interesse e vontade, destacando-se da grande maioria dos outros candidatos.  

Uma vez que você fez tudo isso, o próximo passo é preparar 3, 4 ou 5  perguntas que você irá fazer para o entrevistador.

Com estas perguntas, você começa a dialogar: ele fará uma pergunta, você responderá e fará uma pergunta sobre a empresa, o que demonstrará interesse.  

Já o pitch pessoal você pode preparar para contar suas experiências, não só profissionais, mas pessoais, familiares e com projetos também. 

Por fim, vá para a entrevista com tudo: não vá com uma mentalidade de derrota, vá para passar! E, caso não passe, lembre-se: eu ainda não passei, mas irei!  

Como tirar o seu currículo da pilha?  

A Amazon abriu 100.000 vagas e receberam 380.000 candidatos para  essas vagas. Ou seja, destacar o seu currículo algo importante. Mas como fazer isso? 

Faça um currículo diferente, destaque-se. Adicione um gráfico, uma nova cor e/ou uma nova forma. Isso chamará a atenção. Você também pode contar sua história de uma forma diferenciada.  

Aqui no blog tem um texto especial sobre o tema. Não deixe de conferir!

3ª Mentoria: Maria  

A Maria é arquiteta e, durante 10 anos, trabalhou em diversos escritórios  de arquitetura. Em 2015, abriu seu próprio escritório. Ela vê arquitetura como um projeto transformador.  

O desafio

Como lidar com a volatilidade do mercado, engajar e passar adiante a cultura da empresa para funcionários temporários, e proporcionar projetos sociais para os pedreiros.  

Como lidar com a volatilidade do mercado

O mercado de arquitetura é bem instável, passa por altos e baixos. Com a pandemia, as obras não pararam, então houve uma grande adaptação.  

Quando se trabalha com projetos, você pode ter vários de uma vez ou nenhum por tempos. Por isso, é importante saber lidar com esse fluxo, conseguir atender quando vier a alta e conseguir se manter estável quando vier a baixa.  

Em meio a isso tudo, como engajar e emitir a cultura da empresa para funcionários temporários?

É importante estabelecer valores para os funcionários terceirizados, para que haja um alinhamento com a cultura da empresa.  

Sempre transmita sua paixão; quando se ama muito algo, seu olho brilha e o amor é perceptível.

Promovendo ações sociais.  

Conversando com a Maria, ela demonstrou que a empatia é um valor primordial para sua empresa – ajudar todos da cadeia, desde o pedreiro até o cliente.  

Um de seus projetos é proporcionar oportunidades aos pedreiros que trabalham com ela, realizando uma ação social.  

Para isso, o primeiro passo é tentar entender a realidade da pessoa, ver a sua história e assim ajudá-la.  

Dessa forma, ela irá expor o potencial da empresa, a forma como ela conseguiu fazer um bom serviço para o cliente, fornecedor e ainda realizou uma ação social.  

Comunicando de forma clara este valor da empresa, certamente, com o tempo, haverá ONGs que irão se dispor a ajuda a empresa, compartilhando do mesmo valor.  

Planejamento e organização  

O planejamento também deve ser colocado para priorizar quais são os projetos de transformação que você quer associar à sua marca e que se transformarão em sua cultura empresarial.  

Durante a conversa, a Maria perguntou como administrar tudo isso no dia a dia. Uma boa alternativa é formar um sócio ou trazer um sócio – dividindo para multiplicar!  

Porém, ter sócios também é um desafio, então outra possibilidade é capacitar a equipe para fazer melhor do que o próprio líder faria. Estudando os líderes, é isso que eles fazem. 

Gostou do artigo? Quer ver como foi a Mentoria completa? É só dar play abaixo!  

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.