Networking em tempos de pandemia: dicas práticas

  • por

Vamos bater um papo sobre networking em tempos de pandemia?

A Live que inspirou esse texto aconteceu no @alemdafacul, e você pode conferir o vídeo dando play ao final do texto!

Networking X Reputação

O networking é, junto à reputação, fator fundamental em nossas vidas.

Mas o que são esses ativos?

A reputação é a percepção que as pessoas têm a respeito do seu caráter, da sua conduta e dos seus resultados.

Já o networking é o ato de alimentar a sua rede de contatos — lembre-se: network é diferente de networking.

Networking na pandemia

Em tempos de pandemia e isolamento social, pode ser que existam alguns ajustes na forma de se fazer networking, mas 80% dos processos acabam sendo muito parecidos com os que aconteciam antes de tudo isso que vivemos devido ao COVID-19.

A primeira coisa que precisa estar clara é que fazemos networking desde que nascemos. 

Na maternidade, ao lado dos seus pais, avós e tios, você já interagia com pessoas e negociava os mais diversos elementos: querer dormir na cama com os pais, um brinquedo específico, passar a noite na casa dos amigos, comer a sobremesa antes do jantar…

Nós estamos sempre fazendo negócios, e saber mapear quais são os contatos mais favoráveis para cada um deles é muito importante ao longo de toda a vida, uma vez que, de acordo com a sua reputação, eles poderão ser facilitadores em sua trajetória.

O A-B-C-D do networking

Uma boa ferramenta de mapeamento, dessa forma, é o A-B-C-D.

Você classifica os seus contatos de acordo com a proximidade e vínculo que possui com eles, assim:

tabela abcd networking

Com isso em mente, segmente sua rede, alimente-a, faça processos de follow up periódicos e não se esqueça de que, assim como os amigos, nossa rede de contatos precisa ser cultivada: envie mensagens, agende almoços, reforce os vínculos!

Os dois mecanismos do networking

Para que o networking aconteça, é fundamental que dois mecanismos existam: um contato em comum e interesses semelhantes.

Também é importante perceber o momento certo de construir sua rede, ainda que indiretamente.

Como assim? 

Você certamente se lembra de como seus colegas de faculdade eram, certo? Ou é provável que tenha opinião formada sobre seus companheiros de trabalho. Será que, se fosse dono de uma grande empresa, contrataria todos eles sem pensar? 

É provável que não, certo? 

Pois é, saiba que as pessoas também têm opiniões a seu respeito. A sua reputação pode te atrapalhar ou abrir portas para você no futuro. Esteja atento a isso. 

Ser interessante X Ser interessado

Já ouviu a expressão “que quem não é visto não é lembrado”?

Eu concordo com ela, contudo, usar o bom senso e a educação para construir e alimentar nossa rede de contatos, fará diferença na manutenção dos nossos vínculos e na concretização de nossos objetivos.

Assim, não tente apenas ser interessante; seja, também, interessado: escute e esteja presente em seus relacionamentos

Parece clichê, mas é real e funciona: seja você mesmo e esteja à vontade em fazer isso. Qualquer pessoa percebe quando alguém finge ser o que não é. É deselegante e inapropriado.

Além disso, faça perguntas interessantes, que possibilitem respostas mais reflexivas. Elas são ótimos meios de iniciar diálogos, e engatar potenciais vínculos. Evite perguntas que poderiam ser respondidas com “sim” ou “não”.

Da mesma maneira, enquanto estiver em uma conversa, procure gerar conexões, como repetir o nome de quem estiver na conversa com você, e sorrir, por exemplo. 

Mas cuidado para não queimar cartucho! Muitas vezes temos contatos muito importantes, e precisamos ser cautelosos para não acioná-los sem necessidade. Afinal, quando de fato precisarmos, pode ser que ajuda não venha. 

Dicas práticas para networking

Agora, vamos a algumas dicas práticas de como iniciar seu networking:

  1. Procure pontos em comum: quebre o gelo com algum assunto que ambos conheçam ou possuam o mínimo de interesse

  2. Caso você seja tímido e não conheça ninguém em algum evento que esteja se programando para ir, procure ir em dupla ou em grupo, de preferência ao lado de pessoas mais extrovertidas que você, que possam te apresentar a outras pessoas

  3. Tenha seu pitch bem treinado para quando surgir alguma oportunidade

Uma sólida rede de relacionamentos pode te auxiliar em variados aspectos da vida: adquirir conhecimento, melhorar o marketing do seu negócio, conseguir emprego, obter clientes e, eventualmente, até conhecer uma namorada, ou um namorado, ou amigos para o resto da vida!

Portanto, tendo em vista a importância dessa ferramenta, buscar desenvolvê-la é fundamental. Espero que executando essas dicas o seu networking melhore consideravelmente.

Se quiser conferir a live na íntegra, é só dar play abaixo!

View this post on Instagram

Aula ADF+

A post shared by Além da Facul (@alemdafacul) on

 

Gostou deste artigo?

No meu Instagram @vabo23 estou sempre compartilhando os passos mais importantes da minha jornada e trocando ideias sobre people skills, liderança, empreendedorismo e a vida, em geral.

Segue lá e me manda seus desafios por DM que tentarei te ajudar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.