Certa vez, quando eu era criança, um amigo me perguntou: se você estivesse frente a frente com Deus, o que perguntaria a Ele?
Confesso que nessa época não fazia a menor ideia do que perguntar, cheguei a pensar em perguntar sobre meu avô, que havia falecido recentemente… uma pergunta legítima, sem dúvidas, mas será que não existiriam perguntas relevantes fora do âmbito pessoal que pudessem nos ajudar a entender mais sobre a vida e a humanidade?
Posso dizer que esse desafio proposto pelo meu amigo ficou me martelando a vida toda. Vira e mexe, ele volta à minha mente. Hoje, mais maduro do que antes e ainda me considerando um “work in progress”, reuni as 10 perguntas que faria se estivesse frente a frente com Deus. Compartilho abaixo:
1) Como tudo começou, ou seja, de onde viemos?
Como Você surgiu? Existiu Big Bang? O que existia antes do Big Bang? Existiu Adão e Eva? Qual a razão por trás da Teoria da Evolução de Darwin? Existem outras vidas e reencarnações? Como a história do Universo, da Terra e da humanidade se relacionam? Existem ou existiram outros deuses? O que são a energia escura e a matéria escura? Existem outros Universos?
2) Quem somos nós?
Por que o Homo Sapiens Sapiens tornou-se a espécie dominante no planeta Terra? Existe vida em outros planetas ou plano espirituais? Existe céu e inferno? Como é a governança disso? Existem anjos, espíritos, diabo? Existe o bem e o mal? Ou depende da situação? Existe alma? O que é a nossa essência e nossa consciência? As células do nosso corpo são organismos vivos e nós somos “deus” para elas, assim como Você é para nós?
3) Para onde vamos?
Para onde caminha a humanidade? Existem estágios de evolução? Iremos nos integrar à tecnologia? Seremos humanoides?
4) Qual é o propósito da vida?
Existe uma missão que cada ser humano precisa cumprir? A vida vai nos colocando desafios para que possamos aprender com eles? Como equilibrar o nosso ego com servir aos demais? Como equilibrar pensamentos e performance com sentidos e presença?
5) Existe livre-arbítrio, destino e carma?
Qual é o Seu nível de interferência? Existe um livro em que tudo que vai acontecer está escrito? Se não há interferência nenhuma, como explicar os milagres? Se a interferência é seletiva, qual é o critério? Se a interferência é máxima, por que acontecem coisas muito ruins (como sofrimentos de criancinhas)? Livre-arbítrio é o que você planta, carma é o que você colhe?
6) A relação de cada pessoa e sua família, amigos e conhecidos é planejada ou aleatória?
Se existirem outras vidas, minha mãe pode ter sido minha irmã? Minha esposa pode ter sido meu pai? E meu pai pode ter sido meu filho? Ou isso tudo é aleatório? Existe alma gêmea?
7) Para que serve e como funciona o sonho?
É verdade que quando sonhamos, saímos de nosso corpo? Como funciona essa mecânica? Os sonhos possuem mensagens escondidas? São manifestações do nosso inconsciente?
8) Como é o processo do nascimento?
As pessoas escolhem nascer? Como é feita a seleção de lugar, família e genética?
9) Como é o processo da morte?
Quando morremos tudo acaba? Ou vamos para outro lugar? É verdade que ninguém morre antes da hora? Qual é o critério para definir que chegou a hora?
10) O covid-19 foi uma oportunidade de o ser humano parar, olhar pra dentro, ser mais empático e se reconfigurar?
Há momentos em que o ser humano precisa acelerar e frear? O ser humano está destruindo o planeta? Fome, miséria, injustiças, violências, guerras, terrorismo, aquecimento global, poluição, mentiras, manipulações, polarização demonstram que o ser humano precisa frear? O covid19 é uma oportunidade para nós desenvolvermos solidariedade, empatia, compaixão, generosidade, humildade, paciência, gratidão e amor em relação a nós mesmos e aos outros?
Mais 3 perguntas extras
E para não deixar as perguntas pessoais de lado… tenho mais 3 perguntinhas extras =)
1) Como estão meu avô e meu padrinho?
Muita saudade deles!
2) Onde foram parar a procuração e o dinheiro que sumiram do nada no meu apartamento do Jardim Botânico?
Até hoje, tenho essa curiosidade…
3) E tenho chance de ver o Botafogo campeão do mundo novamente?
Realmente, essa parece ser uma causa (quase) impossível! =)
Conclusão
Brincadeiras à parte, poderia fazer mais perguntas pessoais (tipo receber um feedback de Deus sobre minha conduta e meu legado, e também sobre pessoas próximas) ou mais perguntas relacionadas a fatos históricos, geopolítica, economia, filosofia, sociedade… ou até mais perguntas sobre curiosidades específicas… mas o desafio era fazer apenas 10 perguntas, não é mesmo?
Provavelmente algumas religiões, cientistas, teólogos e estudiosos da espiritualidade propõem algumas respostas, com base em ciência, crenças ou fé.
Eu acredito que talvez ainda não estejamos prontos para saber a Verdade. Ou talvez o mistério da vida seja exatamente nunca termos essas respostas…
Se você curtiu esse texto, não deixe de assistir ao documentário Eu Maior (Higher Self), disponível nesse link.
Vabo, meu querido. Que texto incrível, cheio de questões. nesse papo com Deus cada um descobre a sua verdadeira espiritualidade — quais são as grandes questões que geram curiosidade suficiente para buscarmos uma força superior. Para respostas, para fugir do acaso e para buscar conforto em momentos difíceis. era muito dinheiro no seu apartamento? espero que tenha achado de volta em 10x nas suas iniciativas!
Obrigado professor por todas as reflexões que você me inspira a fazer! Não era muito, mas fiquei com a pulga atrás da orelha hehehe Abração!
Vabo como é surpreendente onde chega a nossa curiosidade…o nosso saber… os nossos questionamentos. Acredito que todas estas perguntas são dúvidas que temos e que jamais pensamos em expô-las por uma questão de receio do que falar… creio bastante na presença de um ser superior que nos conduz a temos fé… fé, esta, que concebemos dos nossos profundos encontros com nós mesmos….creio em Deus, pois com ele me sinto segura em seguir em frente e com diz em Eclesiastes 03… há tempo para todas as coisas.
Exatamente Loli! Tudo a seu tempo! =)
Olá Vabo!
Questionamentos muito pertinentes, provocadores e que nos levam a refletir ainda mais sobre as nossas ações na sociedade, em família, no trabalho, na vida. Precisamos aplicar a benevolência de forma efetiva.
Acredito que Deus nos criou com um propósito específico. A medida que evoluímos por meio do livre arbítrio, as respostas nos são reveladas sejam elas boas ou ruins, e são consequências das nossas escolhas.
As vezes a falta de resposta é a própria resposta. Meu irmão tinha 18 anos e foi morto em 2004 e questionei a Deus por vários anos, em busca de respostas.
Perguntava por que Ele permitiu que o meu irmão morresse, sendo que minha família e eu o imploramos pela vida dele.
Em determinado momento tive o entendimento verdadeiro de que Ele é o nosso Criador, o nosso pai que nos ama. A única certeza que temos é de que iremos morrer, ainda que não faça sentido pra nós.
Hoje tento não o questionar mais, peço sabedoria para lidar da melhor forma com as situações que me são impostas.
Mas é um processo diário é muito difícil também.
Abraços!
Oi Salene, obrigado pelo seu comentário e por contar sua história! Concordo com você, acredito que tudo isso faz parte do mistério da vida! Grande abraço!
Olá Vabo!
Muito bacana sua abertura e sinceridade nas perguntas. Elas são dúvidas legítimas e já tive algumas delas também.
A premissa é que se você faz a pergunta a Deus, a resposta é coerente que venha dEle também, não é mesmo? E aonde Deus responde? É exclusivamente através da Sua Palavra, a Bíblia.
Como Ele é um Deus supremo, Senhor e Criador de todas as coisas e nós somos criaturas feitas por Ele, somos limitados e não alcançamos seu nível de sabedoria. Para tentar compreender é necessário pedir a Ele que nos revele, abrir nosso entendimento para ter um olhar espiritual na medida que os questionamentos também estão em um nível espiritual.
Talvez irá requerer a companhia de alguém que conheça a Bíblia de maneira mais profunda, para que possa te ajudar na interpretação do que Deus está falando.
Um forte abraço!
Gosto demais das suas aulas e dos seus conteúdos! Contribuem sobremaneira
Vabo muito obrigado por compartilhar conosco esse conhecimento tao grandioso q vc esta construindo (com muito esforco), isso nos levanta para patamares que nao conheceriamos!