10 perguntas para Deus

  • Sociedade

Certa vez, quando eu era criança, um amigo me perguntou: se você estivesse frente a frente com Deus, o que perguntaria a Ele?

Confesso que nessa época não fazia a menor ideia do que perguntar, cheguei a pensar em perguntar sobre meu avô, que havia falecido recentemente… uma pergunta legítima, sem dúvidas, mas será que não existiriam perguntas relevantes fora do âmbito pessoal que pudessem nos ajudar a entender mais sobre a vida e a humanidade?

Posso dizer que esse desafio proposto pelo meu amigo ficou me martelando a vida toda. Vira e mexe, ele volta à minha mente. Hoje, mais maduro do que antes e ainda me considerando um “work in progress”, reuni as 10 perguntas que faria se estivesse frente a frente com Deus. Compartilho abaixo:

1) Como tudo começou, ou seja, de onde viemos?

Como Você surgiu? Existiu Big Bang? O que existia antes do Big Bang? Existiu Adão e Eva?  Qual a razão por trás da Teoria da Evolução de Darwin? Existem outras vidas e reencarnações? Como a história do Universo, da Terra e da humanidade se relacionam? Existem ou existiram outros deuses? O que são a energia escura e a matéria escura? Existem outros Universos?

2) Quem somos nós?

Por que o Homo Sapiens Sapiens tornou-se a espécie dominante no planeta Terra? Existe vida em outros planetas ou plano espirituais? Existe céu e inferno? Como é a governança disso? Existem anjos, espíritos, diabo? Existe o bem e o mal? Ou depende da situação? Existe alma? O que é a nossa essência e nossa consciência? As células do nosso corpo são organismos vivos e nós somos “deus” para elas, assim como Você é para nós?

3) Para onde vamos?

Para onde caminha a humanidade? Existem estágios de evolução? Iremos nos integrar à tecnologia? Seremos humanoides?

4) Qual é o propósito da vida?

Existe uma missão que cada ser humano precisa cumprir? A vida vai nos colocando desafios para que possamos aprender com eles? Como equilibrar o nosso ego com servir aos demais? Como equilibrar pensamentos e performance com sentidos e presença?

5) Existe livre-arbítrio, destino e carma?

Qual é o Seu nível de interferência? Existe um livro em que tudo que vai acontecer está escrito? Se não há interferência nenhuma, como explicar os milagres? Se a interferência é seletiva, qual é o critério? Se a interferência é máxima, por que acontecem coisas muito ruins (como sofrimentos de criancinhas)? Livre-arbítrio é o que você planta, carma é o que você colhe?

6) A relação de cada pessoa e sua família, amigos e conhecidos é planejada ou aleatória?

Se existirem outras vidas, minha mãe pode ter sido minha irmã? Minha esposa pode ter sido meu pai? E meu pai pode ter sido meu filho? Ou isso tudo é aleatório? Existe alma gêmea?

7) Para que serve e como funciona o sonho?

É verdade que quando sonhamos, saímos de nosso corpo? Como funciona essa mecânica? Os sonhos possuem mensagens escondidas? São manifestações do nosso inconsciente?

8) Como é o processo do nascimento?

As pessoas escolhem nascer? Como é feita a seleção de lugar, família e genética?

9) Como é o processo da morte?

Quando morremos tudo acaba? Ou vamos para outro lugar? É verdade que ninguém morre antes da hora? Qual é o critério para definir que chegou a hora?

10) O covid-19 foi uma oportunidade de o ser humano parar, olhar pra dentro, ser mais empático e se reconfigurar?

Há momentos em que o ser humano precisa acelerar e frear? O ser humano está destruindo o planeta? Fome, miséria, injustiças, violências, guerras, terrorismo, aquecimento global, poluição, mentiras, manipulações, polarização demonstram que o ser humano precisa frear? O covid19 é uma oportunidade para nós desenvolvermos solidariedade, empatia, compaixão, generosidade, humildade, paciência, gratidão e amor em relação a nós mesmos e aos outros?

Mais 3 perguntas extras

E para não deixar as perguntas pessoais de lado… tenho mais 3 perguntinhas extras =)

1) Como estão meu avô e meu padrinho?

Muita saudade deles!

2) Onde foram parar a procuração e o dinheiro que sumiram do nada no meu apartamento do Jardim Botânico?

Até hoje, tenho essa curiosidade…

3) E tenho chance de ver o Botafogo campeão do mundo novamente?

Realmente, essa parece ser uma causa (quase) impossível! =)

Conclusão

Brincadeiras à parte, poderia fazer mais perguntas pessoais (tipo receber um feedback de Deus sobre minha conduta e meu legado, e também sobre pessoas próximas) ou mais perguntas relacionadas a fatos históricos, geopolítica, economia, filosofia, sociedade… ou até mais perguntas sobre curiosidades específicas… mas o desafio era fazer apenas 10 perguntas, não é mesmo?

Provavelmente algumas religiões, cientistas, teólogos e estudiosos da espiritualidade propõem algumas respostas, com base em ciência, crenças ou fé.

Eu acredito que talvez ainda não estejamos prontos para saber a Verdade. Ou talvez o mistério da vida seja exatamente nunca termos essas respostas…

Se você curtiu esse texto, não deixe de assistir ao documentário Eu Maior (Higher Self), disponível nesse link.

Marcações:
nv-author-image

8 comentários em “10 perguntas para Deus”

  1. Vabo, meu querido. Que texto incrível, cheio de questões. nesse papo com Deus cada um descobre a sua verdadeira espiritualidade — quais são as grandes questões que geram curiosidade suficiente para buscarmos uma força superior. Para respostas, para fugir do acaso e para buscar conforto em momentos difíceis. era muito dinheiro no seu apartamento? espero que tenha achado de volta em 10x nas suas iniciativas!

  2. Vabo como é surpreendente onde chega a nossa curiosidade…o nosso saber… os nossos questionamentos. Acredito que todas estas perguntas são dúvidas que temos e que jamais pensamos em expô-las por uma questão de receio do que falar… creio bastante na presença de um ser superior que nos conduz a temos fé… fé, esta, que concebemos dos nossos profundos encontros com nós mesmos….creio em Deus, pois com ele me sinto segura em seguir em frente e com diz em Eclesiastes 03… há tempo para todas as coisas.

  3. Olá Vabo!

    Questionamentos muito pertinentes, provocadores e que nos levam a refletir ainda mais sobre as nossas ações na sociedade, em família, no trabalho, na vida. Precisamos aplicar a benevolência de forma efetiva.

    Acredito que Deus nos criou com um propósito específico. A medida que evoluímos por meio do livre arbítrio, as respostas nos são reveladas sejam elas boas ou ruins, e são consequências das nossas escolhas.

    As vezes a falta de resposta é a própria resposta. Meu irmão tinha 18 anos e foi morto em 2004 e questionei a Deus por vários anos, em busca de respostas.

    Perguntava por que Ele permitiu que o meu irmão morresse, sendo que minha família e eu o imploramos pela vida dele.

    Em determinado momento tive o entendimento verdadeiro de que Ele é o nosso Criador, o nosso pai que nos ama. A única certeza que temos é de que iremos morrer, ainda que não faça sentido pra nós.

    Hoje tento não o questionar mais, peço sabedoria para lidar da melhor forma com as situações que me são impostas.

    Mas é um processo diário é muito difícil também.

    Abraços!

    1. Oi Salene, obrigado pelo seu comentário e por contar sua história! Concordo com você, acredito que tudo isso faz parte do mistério da vida! Grande abraço!

  4. Olá Vabo!

    Muito bacana sua abertura e sinceridade nas perguntas. Elas são dúvidas legítimas e já tive algumas delas também.

    A premissa é que se você faz a pergunta a Deus, a resposta é coerente que venha dEle também, não é mesmo? E aonde Deus responde? É exclusivamente através da Sua Palavra, a Bíblia.

    Como Ele é um Deus supremo, Senhor e Criador de todas as coisas e nós somos criaturas feitas por Ele, somos limitados e não alcançamos seu nível de sabedoria. Para tentar compreender é necessário pedir a Ele que nos revele, abrir nosso entendimento para ter um olhar espiritual na medida que os questionamentos também estão em um nível espiritual.

    Talvez irá requerer a companhia de alguém que conheça a Bíblia de maneira mais profunda, para que possa te ajudar na interpretação do que Deus está falando.

    Um forte abraço!
    Gosto demais das suas aulas e dos seus conteúdos! Contribuem sobremaneira

  5. Vabo muito obrigado por compartilhar conosco esse conhecimento tao grandioso q vc esta construindo (com muito esforco), isso nos levanta para patamares que nao conheceriamos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.