Os meus 7 aprendizados de 2019

Cada novo ano nos dá pelo menos 365 chances de evoluirmos. Aproveita que este ano é mais generoso e traz 366!

Mas, antes de olhar pra frente, e entender o que podemos aperfeiçoar em nós mesmos, é importante olhar para trás e ver onde erramos e acertamos.

Eu fiz esse exercícios na virada para 2020 e compartilho o resultado com você!

1) Nunca abra mão da sua saúde física e mental

Se me perguntarem apenas uma coisa que eu diria para mim mesmo no início da minha carreira, eu cravaria essa frase! Ter bons hábitos, alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, dormir pelo menos 7h por noite e meditar pelo menos 10 minutos por dia são aprendizados que venho tentando sedimentar em minha vida. Sem saúde, todo o resto fica prejudicado.

2) Dedique um tempo toda semana para cuidar do seu dinheiro

Tenha uma planilha de orçamento pessoal. Quanto do seu salário você economiza? Esse valor você coloca aonde? Como avalia as alternativas de investimento? Tente poupar de 10 a 30% do seu salário todo mês. Se estiver com dívidas, crie um planejamento para saná-las e em seguida, calcule uma reserva de emergência para ter sempre guardada com você (de 6 a 12 meses dos seus gastos mensais). Dado que poucos de nós tivemos aulas de educação financeira na escola, sugiro que você aprenda a cuidar do seu dinheiro para que ele não seja um obstáculo na realização dos seus sonhos.

3) Nunca pare de estudar, nunca pare de aprender

Separe um tempo para pensar em você. Quais feedbacks recebeu em 2019? Quais são as características que você precisa e gostaria de se desenvolver? Tendo mapeado o que você precisa melhorar, é hora de correr atrás doconhecimento necessário. Sugiro que você selecione alguns livros, blogs, palestras no TED ou Youtube e alguns cursos para fazer (online ou presenciais).

4) Trabalhe com o seu propósito

Quando você descobre seu propósito e dedica sua vida a ele, facilita muito a disciplina e a motivação. O ideal é que esse propósito seja uma causa maior do que você, externa a você e envolva servir alguém. A pergunta é: se você não existisse, o que o mundo perderia?

5) Sua felicidade é proporcional à qualidade dos seus relacionamentos

Essa é a conclusão da pesquisa mais antiga de Harvard. Ou seja, família e amigos possuem um papel fundamental em nossa vida e precisamos cultivar a qualidade desses relacionamentos. Muito importante termos alguém com quem celebrar os bons momentos e a quem recorrer nas dificuldades

6) Você pode melhorar em qualquer coisa que você quiser e se dedicar

A pesquisadora Carol Dweck nos ensina que existem dois tipos de pessoas: as que têm mentalidade de crescimento e as que têm mentalidade fixa. As que acreditam que podem evoluir e as que não são protagonistas, remetendo os acontecimentos da sua vida a fatores externos a si: o acaso, a sorte, o governo, o chefe, Deus… qual é a sua mentalidade?

7) Esteja presente!

Procure estar 100% presente nas atividades que você estiver desempenhando. Se estiver em casa, esteja em casa. Se estiver no trabalho, esteja no trabalho. Curta sua família, amigos e colegas de trabalho/escola. Se divirta nos desafios profissionais. Viaje pra perto, para longe ou para dentro, encontre um hobby. Ajude alguém e seja grato com quem te ajudar. Aproveite cada momento de cada jornada.

E você? O que aprendeu em 2019? 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.