As 4 resoluções de ano novo que eu desejo a você!

Muitas pessoas dedicam as últimas semanas do ano para planejar as resoluções que desejam para si no ano seguinte. São planos, projetos, iniciativas, sonhos que às vezes são cumpridos, outras vezes esquecidos…

Sei que 2019 já começou há algumas semanas, mas acredito também que muitas pessoas ainda estão perdidas sobre o que alcançar nesse ano. Montei uma lista com as 4 resoluções que eu desejo a você para que seu 2019 seja de sucesso!

Quem sabe você se anima a realizar alguma delas:

1) Mapeie 3 coisas que você precisa melhorar

Separe um tempo para pensar em você. Quais feedbacks recebeu em 2018? Quais são as características que você precisa e gostaria de se desenvolver?

Esse autoconhecimento é fundamental para que você conquiste suas metas. Reflita sobre os hard skills (aprender contabilidade, estatística etc.) e nos soft skills (falar em público ou ter mais inteligência emocional…).

2) Tenha disciplina para estudar

Tendo mapeado o que você precisa melhorar em 2019, é hora de correr atrás do conhecimento necessário.

Lembre-se do princípio de andragogia 70-20-10, que é a forma como os adultos aprendem: 10% do aprendizado vem de cursos, 20% via outras pessoas e 70% são resultados das próprias experiências.

Para os 10%, sugiro que você selecione alguns livros, blogs, palestras no TED ou Youtube e alguns cursos para fazer (on-line ou presenciais). Recomendações legais aqui: blogdovabo.com/empreendedorismo.

3) Escolha um mentor em 2019

Um mentor é uma pessoa que já passou por experiências semelhantes às suas ou possui algumas características bem desenvolvidas e que você possa se inspirar.

Pode ser um amigo, familiar, um colega de trabalho… O importante é que essa pessoa seja de alguma forma referência para você e esteja aberta a compartilhar esses aprendizados.

Que tal marcar um almoço todo mês com esse mentor?

4) Melhore suas finanças

Você tem uma planilha de orçamento pessoal? Ou seja, tem um planejamento de quanto você gasta e recebe todo mês?

Quanto do seu salário você economiza? Esse valor você não coloca na poupança, né? Coloca aonde? Como avalia as alternativas de investimento?

O que indico é: tente poupar de 10 a 30% do seu salário todo mês. Se estiver com dívidas, crie um planejamento para saná-las e em seguida, calcule uma reserva de emergência para ter sempre guardada com você (de 6 a 12 meses dos seus gastos mensais).

Desejo que em 2019 você aprenda a poupar e que essa economia você aloque em bons investimentos que protejam e aumentem seu patrimônio.

Com essas simples dicas, eu garanto que você estará muito mais perto de realizar os seus sonhos de médio e longo prazo! Basta se dedicar! Boa sorte!

Um comentário sobre “As 4 resoluções de ano novo que eu desejo a você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s