“Só vive o propósito quem aguenta o processo”.
Essa foi uma das várias frases inspiradoras que encontramos no trajeto do Caminho da Fé que concluímos hoje!
Foram 125km em 4 dias andando a pé, com muita subida e 8kg de peso nas costas. Não fomos pela rodovia, mas sim por estradas internas que nos presentearam com muita natureza, ar puro, mata verde, animais de fazenda, outros peregrinos a pé e de bicicleta e também alguns desafios e aprendizados.
Saímos de Paraisópolis (MG) e passamos por São Bento do Sapucaí (SP), Brazópolis (MG), Serra da Luminosa, Campos do Jordão (SP), Campista, Serra da Mantiqueira, Guaratinguetá (SP), Potim (SP) e chegamos a Aparecida (SP).
Dia 1: 32km (subida dura na Serra da Luminosa, dormimos na Pousada do Mirante)
Dia 2: 32km (subida moderada e chegamos com chuva e frio de 10 graus em Campos do Jordão, dorminos na Pousada Primavera)
Dia 3: 27km (subida moderada, no final do dia descida íngreme com lama quase escorreguei 4 vezes, dormimos na Trutaria Bela Vista)
Dia 4: 34km (descida íngreme, que surpreendentemente pode ser mais difícil que as subidas porque força mais o joelho, sofri nos últimos 14km)
Total: 125km (média de 31,25km por dia)
Em atividades físicas intensas, eu considero 3 elementos de potencial dificuldade:
- Mental > saber lidar com o tédio, o medo, a incerteza, conciliar os interesses do grupo, conseguir evitar o celular (fui bem nesse)
- Cardio > manter um bom condicionamento cardiovascular para que a frequência cardíaca não eleve muito, principalmente nas subidas (fui muito bem nesse)
- Físico > manter um bom condicionamento físico para que o corpo acompanhe o desafio e não me deixe na mão (fui médio nesse, principalmente no último dia tive dores em partes variadas das pernas e das costas)
Além disso, posso dizer que uma experiência de 4 dias como essa nos permite aprender muitas coisas, se mantivermos o olhar atento aos vários sinais ao nosso redor e ressignificarmos os desafios como uma forma de desenvolver Habilidades Pessoais. Tive diversos exemplos de pessoas e situações que me trouxeram lições de disciplina, resiliência, paciência, tolerância, não-reclamação, aceitação, leveza, gratidão, empatia, gentileza e paz.
Gostaria de agradecer aos meus companheiros de caminhada:
- Presidente Eliezer que com 64 anos deu um show de disciplina e vitalidade sempre à frente puxando o grupo!
- Extraordinário Brunão que deixou sua marca no Caminho de Aparecida levando a mochila mais pesada, a merendeira vermelha mais fashion e a pochete mais multiuso da história! A leveza que você leva a vida é fascinante!
- Indefectível Gustavo Tapete que nos inspirou com a impressionante marca de 20 anos como peregrino e as melhores discussões sobre gestão de pessoas!
- Grande Mestre Cris, meu querido amigo que teve a gentileza e o carinho de me convidar para a Caminhada, me dar todas as dicas e me ajudar a seguir em frente. Eu sabia que mesmo nos momentos difíceis você estava do meu lado!
Foi uma honra ter feito e concluído o Caminho junto com vocês!!!
Obrigado também a toda Comunidade do Caminho que criou e mantém a infra do local. E o agradecimento mais especial à Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira e protetora de todos os peregrinos.
Se você quer se desafiar e desenvolver, acima de tudo, autoconhecimento e espiritualidade, a partir da superação de seus limites, te recomendo fazer o Caminho de Aparecida! Eu adorei!
