Na semana passada, dia 06/08/2022, completei 10 anos de sala de aula \o/
Eu acredito que a sala de aula deve ser uma simulação da vida real! Eu acredito que não existe o ensinar sem o aprender, nem o aprender sem o ensinar! Eu acredito que como professor não sou capaz de ensinar nada a ninguém. O máximo que posso fazer é estimular os alunos a pensarem! Eu acredito que minha prioridade não é ensinar. Mas sim facilitar, fazer curadoria, triangular, orquestrar, moderar, provocar, surpreender, divertir… para que os alunos possam aprender! Eu acredito que sou professor por vocação! E acredito que meu lugar de potência é a sala de aula!
Comecei na PUC-Rio, depois passei pelo Insper, hoje atuo na Link School of Business e no G4 Educação. Além das diversas salas de aulas nas empresas que atuei, em clientes in-company, imersões abertas e nos formatos digitais de salas de aulas como Zoom, Hotmart, lives, podcasts e TEDx.
Gostaria de deixar aqui um agradecimento, em primeiro lugar, aos meus mestres que me inspiraram a chegar até aqui. Em seguida, aos meus colegas professores e profissionais dos departamentos acadêmicos que me ajudaram a me aprimorar.
E o agradecimento máximo a vocês, minha razão de acordar todos os dias de manhã e a seguir me desafiando sempre: MEUS QUERIDOS ALUNOS E ALUNAS.
Se apenas um de vocês, nesses 10 anos, tiver aprendido algo comigo que tenha tornado sua vida melhor, minha missão hoje está cumprida!
Amanhã, acordarei novamente aprendiz, com o objetivo de servi-los melhor. Que venham os próximos 10 anos de sala de aula! =)
Foto 1: em uma das 3 vezes que recebi a honra máxima como professor: ser escolhido Paraninfo da Turma de Empreendedorismo da PUC-Rio, minha alma mater e instituição que abriu as portas para minha vocação. Serei eternamente grato.
Foto 2: na sala de aula do Insper, faculdade que me instigou a dar um salto de qualidade em minha prática docente. Gratidão por todos os aprendizados.
Foto 3: na aula 12/08/22 na Link, que foi uma aula que representou tudo que eu acredito: uma aula prática, com metodologia ativa (simulação), com 100% da turma participando, debates interessantes, provocações, aprendizados que extrapolam o conteúdo, plot twist no final, feedback positivo dos alunos e ainda demos boas risadas!!
Foto 4: em uma das turmas de imersões abertas em que tenho a responsabilidade e prazer de dividir a sala com Mestre Basaglia e Mestre Bernardinho.