fbpx
Pular para o conteúdo

De executivo a empreendedor: mitos e verdades do empreendedorismo!

mitos-verdades-empreendedorismo

*Artigo originalmente publicado na Revista PEGN

Uma pesquisa recente do Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostrou que um empreendedor de 50 anos de idade tem 2,8 vezes mais chances de ter sucesso do que um de 25. O principal motivo é que ter ideias inovadoras é ótimo, mas o que ganha o jogo mesmo é a execução – e isso depende principalmente de experiência.

Empreender após alguns anos em cargos de liderança, portanto, pode ser mesmo uma enorme vantagem. Mas essa não é uma decisão trivial – e é natural que alguns leitores se perguntem: será que esse tipo de aventura é para mim?

Para responder essa desafiadora pergunta, é preciso se aprofundar um pouco no tema “comportamento empreendedor” – o nome da disciplina que leciono no Insper.

Um ponto de partida é: no momento de fazer essa reflexão, livre-se das ideias equivocadas que cercam o tema do empreendedorismo – ou dos “mitos”, como a figura do jovem empreendedor do Vale do Silício desmentida pela pesquisa do MIT.

Vamos a quatro exemplos bem corriqueiros:

Mito: Empreendedor é um tipo que nasce feito.

O espírito empreendedor está nos genes, dizem por aí. Eles inventam negócios em suas garagens aos 15 anos de idade, usam roupas estranhas e são incompreendidos em festas e coquetéis. São geniozinhos desde a adolescência.

Realidade: Ele é uma pessoa comum.

O empreendedor médio tem entre 35 e 45 anos de idade, dez anos ou mais de experiência em uma grande empresa, educação e QI médios e, ao contrário do mito popular, tem um perfil psicológico surpreendentemente normal. Em grupo, comporta-se e fala como você e eu.

Mito: O objetivo do empreendedor é tornar-se milionário.

Os ícones do empreendedorismo fundaram seus negócios porque vislumbraram a chance de ter um iate aos 25 anos, certo? Bem, não.

Realidade: O salário de executivo costuma ser muito melhor.

Relativamente, poucos empreendedores ganham salários milionários, como os altos executivos de hoje em dia. A obsessão real do empreendedor é sua visão, seus clientes, seu produto.

Dinheiro é só o combustível necessário. Os investidores de risco, que são avaliadores minuciosos da capacidade empreendedora das pessoas, sabem descobrir os tipos “quero ficar rico rapidamente” e os evitam fortemente.

Mito: Empreendedores não têm chefe.

Ao contrário dos executivos, empreendedores se tornam donos do próprio nariz, são independentes, fazem os próprios horários… Ou não?

Realidade: Chefe é um conceito amplo.

Muita gente pode ser vista como “chefe” de um empreendedor: sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, família, comunidade. Mas é verdade que os empreendedores podem eventualmente escolher as exigências que vão atender, quando e de que forma.

Mito: Preciso ser excepcional para empreender.

Muita gente acredita que o empreendedor precisa ter TODAS as competências necessárias a um líder: autoconfiança, automotivação, comunicação, criatividade, energia, negociação, perseverança, relacionamento interpessoal…

Realidade: Ninguém é assim.

Fora das telas do cinema, não existem super-homens ou super-mulheres. Desenvolver-se como empreendedor é, na verdade, tornar-se protagonista de sua própria vida. É ser apaixonado por seu propósito. É ter prazer em expressar seu talento.

Como saber se estou pronto para empreender?

Os mitos e realidades que cercam o empreendedorismo precisam ser levados em conta por qualquer um que pense em empreender. Isso ajuda a enxergar de maneira mais clara o caminho à frente. Mas, para aqueles que têm bons empregos e sonham em largar tudo para abrir um negócio, vamos fazer uma rápida dinâmica.

Funciona assim:

Se você está agora no seguinte momento de vida:

  • Trocando a segurança do emprego pela incerteza de um novo empreendimento
  • Organizando as finanças para ficar sem salário e trabalhar por um sonho
  • Sonhando em viver sem processos definidos, orçamento anual, chefes etc

Deixo abaixo três perguntas para você fazer a si mesmo:

1) Você encontrou um(a) sócio(a) que te complementa?

Existem três atividades fundamentais na vida do empreendedor: vender, entregar o produto, cuidar da gestão e das finanças. Poucos seres vivos são capazes de fazer bem as três coisas. Você precisa encontrar a metade que o complementa nessa aventura.

2) Você prefere planejar ou fazer?

Feito é melhor do que perfeito. Planejamentos longos podem ser perda de tempo. A ordem do dia para o empreendedor é: construa protótipos, valide as hipóteses, saia do prédio, vá para a rua, coloque a mão na massa e repita o processo até que o empreendimento comece a ganhar tração. Se tiver que mudar de rumo, mude. Se tiver que falhar, falhe rápido e toque o barco. Se você não cometer erros, é porque está indo devagar demais.

3) Como anda a sua resiliência?

Você está pensando em empreender no Brasil. Não se engane. Durante seu caminho, você irá encontrar desafios como: pesada carga tributária, burocracia, pouco acesso a crédito, antiquada legislação trabalhista, concorrência desleal, gargalos de infraestrutura, falta de profissionais qualificados, pouca educação empreendedora. Antes de tomar qualquer decisão, portanto, reflita de maneira honesta sobre sua resiliência.

Tudo isso dito, não há motivo algum para pessimismo. Temos que acreditar no Brasil e sonhar em construir um país de empreendedores. Eles são os agentes efetivos de mudança em nossa sociedade.

Assine a newsletter e siga meu Twitter e Instagram!

Marcações:
nv-author-image

1 comentário em “De executivo a empreendedor: mitos e verdades do empreendedorismo!”

  1. Pingback: De executivo a empreendedor: mitos e verdades do empreendedorismo! - Tetrix

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Vabo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading