Ter um sócio em seu negócio é benéfico por uma série de razões.
Os sócios ajudam a compartilhar o estresse associado à abertura de um novo empreendimento, fornecem outro ponto de vista ao contribuir na resolução de um problema e ajudam nas despesas envolvidas.
Os investidores também preferem investir em empresas com pelo menos dois fundadores, porque ajuda na mitigação de riscos. Se um co-fundador sair, isso não significa necessariamente que a empresa não existirá mais.
Diz-se que encontrar um sócio é muito parecido com encontrar um cônjuge: super difícil. Não existe fórmula para responder à pergunta “como achar um sócio?“. Vai depender muito do seu negócio, das suas qualidades e do que você considera importante para que os objetivos em comum sejam atingidos.
Mais especificamente, as qualidades essenciais para procurar em um co-fundador são:
Habilidades complementares
Existem 3 atividades fundamentais na vida do empreendedor, são elas: vender, entregar o produto e cuidar da gestão e finanças. Nenhum ser humano no mundo é capaz de fazer bem as 3 coisas! Encontre um sócio que te complemente!
Alinhamento de paixão e metas de longo prazo
Vocês devem ser apaixonados pelo negócio e estar de acordo sobre quais são os objetivos de longo prazo para a empresa.
Personalidade
Vocês devem se dar bem e serem capazes de resolver quaisquer problemas que surgirem. Ter personalidades compatíveis e compartilhar os mesmos valores facilita o trabalho produtivo em conjunto
Respeito mútuo
Relacionamentos fortes são construídos em base de respeito mútuo. Os fundadores precisam disso para prosperar.
E você? Tem um sócio? Ele(a) possui habilidades complementares às suas e está alinhado(a) com você em sua jornada empreendedora? Me conta nos comentários!
Quer mais dicas sobre soft skills e empreendedorismo? Assine a newsletter e siga meu Twitter e Instagram!