fbpx
Pular para o conteúdo

 Jornada da Liderança: como identificar e desenvolver características de liderança

  • Sem categoria

Identificar e desenvolver liderança é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. No segundo dia da Jornada da Liderança, o Guto Rocha e o Vabo conversaram sobre a importância do exemplo, da motivação e da cultura organizacional para o bom exercício dessa função.

Um bom líder tem a habilidade de influenciar pessoas e extrair o melhor delas, muitas vezes fazendo com que elas façam o que nem sempre queiram fazer para que cheguem onde querem chegar.

Ele não apenas gerencia de maneira eficiente e tem bons resultados. Verdadeiros líderes querem mais.

A liderança precisa ser praticada

O Guto é um dos maiores especialistas em marketing e mercado digital do Brasil. Atualmente é VP da Pmweb, empresa que utiliza dados e serviços estratégicos para aproximar as marcas contratantes dos seus consumidores.

Ele entrou na Pmweb em 2008 como intraempreendedor, mas já buscava ser líder desde sua infância e adolescência. Aprendeu que a liderança está em todos os lugares e não é um talento.

Ela pode ser desenvolvida, e precisa ser praticada. Para ser um bom líder, trabalhe o seu protagonismo, e tenha atitude. 

No final do dia, as suas ações diante das circunstâncias serão mais importantes que as suas ideias se elas não saírem do papel.

Como a liderança pode ser desenvolvida?

Todas as capacidades interpessoais podem ser desenvolvidas, inclusive a liderança. Um método muito utilizado é 10:20:70.

Ele funciona da seguinte forma: defina uma People Skills que você quer desenvolver – neste caso, a liderança. 

Para desenvolvê-la, utilize 10% do tempo na busca por literatura, cursos, lives, vídeos relacionado a esse tema. Aqui no Além da Facul existe muito material de qualidade a respeito.

Nos outros 20% do tempo, procure mentores diretos e indiretos e aprenda com eles, sempre questionando e filtrando o conhecimento que for passado para você.

Os 70% devem ser de prática. Seja incansável e pratique muito, pois só assim aprenderá de maneira eficiente.

liderança

Créditos: NeONBRAND 

Quais os maiores desafios em liderar?

Certamente, existem muitos desafios em liderar. Concretizar planos demanda muita responsabilidade.

Segundo Arthur Diniz, alto foco em tarefas e baixo foco em desenvolver pessoas, falta de transparência e de relações de confiança, dificuldade em alinhar a equipe às estratégias da organização ou momentos em que funcionários precisam ser demitidos  são alguns desafios enfrentados por líderes.

Para Guto, a forma que um líder encontra de realizar processos não funciona todas as vezes com a totalidade da equipe. Então, o esforço individual da liderança deve ser na produtividade do time, e não em si mesmo.

Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e saber delegar tarefas também é importante. Entretanto, deve-se destacar que a motivação de um time vem pelo exemplo. Não se motiva com palavras: palavras inspiram, o exemplo motiva.

É o exemplo que moldará a cultura da sua empresa.

Em termos simples, cultura organizacional é o que os funcionários fazem quando o chefe não está. 

Quando um colaborador está alinhado à cultura de uma empresa, ele tem mais autonomia para tomar suas decisões e se sente mais motivado.

Funcionários mais motivados trabalham melhor e geram melhores resultados.

Verdadeiros líderes, portanto, lideram pelo exemplo. Não mostram como fazer: fazem junto, caminham lado a lado e permanecem ali nos bons e maus momentos.

Gostou do texto? Você pode assistir à Live clicando aqui!

No instagram do Além da Facul estamos sempre compartilhando conteúdo sobre people skills, liderança, empreendedorismo. Aproveite para seguir!

Marcações:
nv-author-image

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Vabo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading