fbpx
Pular para o conteúdo

Invista na sua saúde e melhore a sua produtividade!

Jocko Willink foi comandante dos Navy Seals, a tropa de elite da marinha americana, e sempre dizia ao seu time: “eu não acredito em motivação, eu acredito em disciplina”.

Sabemos que cultivar hábitos saudáveis influenciam muito mais do que apenas a estética do seu corpo, pois os benefícios englobam também a melhora da sua produtividade e os resultados no trabalho.

Dicas rápidas para te ajudar:

Comece pelo tripé: alimentação, exercícios e descanso!

Sei que é difícil, porém quanto mais você se cuidar, mais energia e disposição terá para atingir seus objetivos!

Nutrição não é uma ciência exata, portanto procure um nutrólogo ou nutricionista para entender sua realidade. O ideal é que você priorize sua alimentação para que ela seja saudável e balanceada (significa priorizar a ingestão de saladas, legumes, verduras, carboidratos bons e proteínas magras). Tente comer certo durante a semana para poder se permitir um pouco aos finais de semana.

E lembre-se que mesmo que você se alimente super bem todos os dias, não será suficiente para seu corpo absorver todos os nutrientes que ele precisa, então uma boa suplementação alimentar pode te ajudar muito. E, claro, beba, ao menos, 2 litros de água por dia!

É fundamental também que você encontre um esporte que te anime a praticar por pelo menos 150 minutos semanais (conforme recomendação da OMS). Procure mesclar entre aeróbicos (correr, nadar, caminhar, pedalar) com anaeróbicos (exercícios de força, resistência e flexibilidade). E não se esqueça de se alongar!

E o terceiro elemento do tripé para uma saúde de qualidade é o descanso. Seu corpo precisa repor as energias. A recomendação é de 7 a 8 horas por dia!

Não se esqueça da sua saúde mental!

De acordo com a OMS, a depressão é a maior causa de incapacitação no mundo hoje e o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do planeta!

Você já pensou em melhorar a sua inteligência emocional?

Reflita sobre isso: você NÃO é as suas emoções, então dedicar um tempo para respirar (inspirar e expirar) de vez em quando pode te ajudar em sua jornada diária. Isso mesmo, pare sua agenda lotada por 5 a 10 minutos para RESPIRAR!

Normalmente as pessoas associam meditação a práticas religiosas orientais. Sugiro que você leia sobre mindfulness (atenção plena em português) que é um tipo de meditação que despertou o interesse de diversos neurocientistas que começaram a estudar o efeito positivo que ela gera em nosso cérebro e em nossa mente.

Seu corpo descansa quando você dorme. Já a sua mente, descansa quando você não pensa!

Esteja presente!

Sabe quando você está almoçando e a cabeça está a mil? Sua atenção migra da televisão, para os problemas do trabalho, para os compromissos que terá no fim do dia… Conclusão, você almoçou e nem sentiu o sabor da comida!

Sabe quando aquele seu amigo está conversando com você e você não presta atenção no que ele diz porque está querendo apenas encontrar o próximo espaço na conversa para dar sua opinião? Pois é, em várias situações do dia a dia, você não está presente!

Para aumentar a sua produtividade, uma dica aparentemente simples: procure estar 100% presente nas atividades que você estiver desempenhando. Se estiver em casa, esteja em casa. Se estiver no trabalho, esteja no trabalho. Curta sua família, amigos e colegas de trabalho. Se divirta nos desafios profissionais. Viaje pra perto, para longe ou para dentro, encontre um hobby. Ajude alguém e seja grato com quem te ajudar. Aproveite cada momento de cada jornada.

E, por fim, feche os olhos agora e visualize você, no  fim de 2019, tendo conquistado todos os seus objetivos!

Luis Vabo Jr é diretor da Stone, professor do Insper, empreendedor Endeavor e praticante de Mindfulness desde 2016

nv-author-image

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Vabo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading